Cantador Geraldo Amâncio faz abertura do Projeto Palavras em live para todo o Ceará

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Durante seis meses, o público cearense terá a oportunidade de conferir lançamentos de livros, bate-papo com autores, recitais poéticos com música ao vivo, rodas de histórias, numa programação múltipla e interativa. Toda a programação é gratuita e híbrida, parte online e itinerantemente nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. O Projeto Palavras é patrocinado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e apoio da Enel

No próximo dia 29 de janeiro (sexta-feira), às 19h, acontece a Abertura-Live do Projeto Palavras, no instagram @palavras.projeto  com a participação do cantador Geraldo Amâncio, falando de suas crônicas, cantorias, livros e canções. O também repentista Geraldo Amâncio, 73, é uma das principais referências do cancioneiro popular e violeiros do país, com mais de 14 livros sobre cantoria, repente, poesia, viola e cordel. Compositor e escritor, Geraldo Amâncio já visitou mais de 12 países, entre eles Israel, Portugal e Espanha, França e Itália, divulgando a cultura e a musicalidade nordestina brasileira.

O Projeto Palavras levará poesia, música e literatura cearense à escolas comunidades de Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante, numa ação inédita que conta com a realização da Casa do Conto, o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e da Enel por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura e parceria das prefeituras municipais de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante.

O Projeto PALAVRAS é uma iniciativa que vai levar, de forma gratuita, uma variada programação cultural para futuros leitores e amantes do livro, um público estimado pelos organizadores em  27 mil durante os seis meses do projeto. Trata-se de um espaço de discussão sobre o fazer literário no Ceará.

Segundo os organizadores, o PALAVRAS é uma ação para promover a leitura, o livro e a literatura cearense e contará com a participação de autores locais e nacionais como os escritores Raymundo Netto, Xico Sá, Bráulio Bessa e Fernanda Façanha e o cantor e autor Alan Mendonça. O projeto será em 2021 a principal vitrine da literatura cearense, seja divulgando, dialogando e apresentando ao público em geral os escritores, ilustradores, críticos e editores.

Alguns convidados do projeto irão visitar as escolas dos municípios de Caucaia e São Gonçalo a partir de fevereiro. Nas quintas-feiras, às 19h, na primeira quinzena do mês, haverá sempre um encontro com escritor aberto ao público. Nas sexta-feiras, às 19h, acontecem lançamentos de livros e leituras de novos autores, no salão de eventos da Biblioteca Pública do Estado do Ceará.

Dia 09/02 (terça-feira, 19h) a poética do escritor, poeta e cantor Alan Mendonça com seu violão e suas canções para os novos ventos literários. Já no dia 11 de fevereiro, o autor Raymundo Netto, e suas crônicas de segunda com um bate-papo animado sobre seu fazer literário e as novidades para 2021.

Dia 19/02 (sexta-feira, 19h) é a vez da escritora Fernanda Façanha, com uma conversa sobre seus dois livros Revirando Meu Guarda Roupa (livro infantil) e Ruas e Cores – o grafite como arte viva na cidade (livro de pesquisa sobre o grafite em Fortaleza).

No dia 23/02 (terça-feira, 19h) recebemos o escritor, compositor e cantor Eugênio Leandro com muita literatura em décadas de carreira. O cantor fará uma seleção do seu repertório musical e leituras do seu último livro.

 O Projeto

O projeto PALAVRAS é dos mesmos produtores do Baú de Leitura e da Feira da Literatura Infantil de Fortaleza, o escritor Almir Mota e a contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, e tudo começou em 2002 e o grupo de narradores da Casa da Conto.

O projeto PALAVRAS, pretende beneficiar não somente alunos da rede pública de ensino e universitários de várias instituições mas, também, ao público adulto em geral com a oportunidade de conhecer os autores locais.

Serviço: 

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 19h – GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras, às 9h e às 14:30h – Gratuito

 Mais informações sobre a programação no instagram @palavras.projeto  Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE

Assessoria de Imprensa: Sinal Criativo Comunicação

Foto: Aécio Santiago

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.