Como voltar aos treinos depois de muito tempo parado?

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Com a retomada gradual das academias e das práticas esportivas fora de casa, voltar a treinar depois de muito tempo parado requer alguns cuidados especiais, principalmente para evitar lesões e respeitar o seu corpo. Confira as dicas do Júlio César, coordenador técnico da AYO Fitness Club e profissional de educação física, para que o retorno à prática de exercícios efetivo e saudável.

1. Treine com intensidade, mas não force os músculos. Diminua um pouco a potência dos exercícios até que seu corpo pegue o ritmo.

2. Evite treinos intervalados nas primeiras semanas. Seu corpo precisa se adaptar na questão aeróbica, por isso, é importante ter condicionamento físico.

3. Antes de tudo, procure um especialista. Se você ficou muito tempo sem treinar, o ideal é procurar um profissional para saber se você está apto a retornar.

4. Para reduzir a possibilidade de lesões no exercícios físicos, é preciso preparar a musculatura antes da prática. Você pode fazer isso se aquecendo, por meio de alongamentos, movimentos balísticos e alguns polichinelos. Com a musculatura aquecida, há menor possibilidade de lesões por estiramento, por exemplo.

5. A volta aos treinos não deve ser muito extenuante. Exercícios de intensidade moderada/elevada com menor tempo têm resultados satisfatórios. Deve-se ter atenção máxima no exercício para potencializar os resultados. Dar um intervalo longo entre as sessões pode reduzir a intensidade do exercício e, consequentemente, seus resultados.

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.