Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Confeitaria fina: Dona Iêda deixa legado de referência em gastronomia e empreendedorismo com a Donieda Biscoiteria

Compartilhe Essa notícia

Desenvolvida há 50 anos por Maria Iêda Beserra Alves de Sousa, a receita familiar de biscoitos amanteigados da Donieda Biscoiteria percorre gerações. Muito além de uma simples receita, a Dona Iêda colecionava momentos marcantes através da confeitaria fina.

Produtos que derretem na boca, os biscoitos já faziam sucesso anos atrás, quando fabricados e vendidos tradicionalmente em eventos, como aniversários, batizados e casamentos que aconteciam na região do Crato. Hoje, o nome “Donieda”, em homenagem à Ieda, passa a ser a marca de biscoitos feitos com as suas receitas, guardadas pelas sobrinhas. Para ser fiel ao significado do nome Ieda, que em hebraico quer dizer “favo de mel” e, por extensão, “mulher de grande doçura”, a Donieda Biscoiteria promete momentos doces e leves como os biscoitos que produz.

Para os sobrinhos, a Dona Iêda será sempre a Tia Iêda. “O melhor cheiro de bolo, pizza na madrugada, assistir Silvio Santos e admirar ela bordar… Chegar na casa dela era a certeza de ser recebida com um abraço e uma risada. Era comer todos os biscoitos e com sorte raspar a panela de brigadeiro, e era também admirar os enormes bolos de casamento”, relembra a sócia-proprietária da Donieda Biscoiteria, Carol de Mendonça. Para os outros, era Iêda de Zé Nilo, o dentista com quem foi casada a vida toda.

Além da culinária afetiva, o sucesso da Donieda é pautado por propósito: desde os biscoitos, recheios, até a embalagem. Assim como a Dona Iêda ensinou durante a vida, tudo tem um significado.

Sobre a Donieda Biscoiteria

Localizada em Juazeiro do Norte, a Donieda Biscoiteria conta com uma receita de confeitaria familiar, passada de geração em geração há mais de 50 anos. Sob o comando da empreendedora Carol de Mendonça, a marca conta com um cardápio exclusivo de biscoitos finos artesanais, que podem ser encontrados na loja física da Donieda, e no Instagram @doniedabiscoiteria.

Foto: divulgação

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.