Confira a programação virtual de janeiro do Centro Cultural Belchior

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Iniciando as atividades de 2021, o Centro Cultural Belchior (CCBel) lança a sua programação virtual de janeiro, que contempla shows, cursos, workshops, podcasts e mais. Durante o período de isolamento social, o projeto Belchior em Casa contribuiu para a difusão da produção artística, formação de pensamento sobre a cultura e a manutenção da cadeia produtiva da música e das artes de Fortaleza. De abril a dezembro de 2020, foram realizadas 88 lives de shows e 289 horas de formação, divididas entre 18 cursos e 10 workshops, utilizando ferramentas como Google Classroom, Google Meet, além das redes sociais.

Confira a programação de janeiro:

Shows

Iniciando a programação musical neste sábado (09/01), as bandas independentes Lascaux e Aliens.wav realizam apresentação ao vivo no canal do CCBel no Youtube a partir das 17h. Durante o intervalo entre as bandas, a artista Paula Yemanjá apresenta o espetáculo “Mnemosise, por que a memória é feminina”.

Já no dia 16 de janeiro, a cultura hip hop vai invadir o canal da Casa de Praia da Música no Youtube, com transmissão ao vivo das apresentações do coletivo Produtos do Morro. As atrações são: Tauan MC, Oriental 7k, Isabel Gueixa e Erivan Produtos do Morro.

No dia 26 de janeiro será a vez do coletivo Movimento Rock de trazer para a programação musical do CCBel as apresentações das bandas Old Lamp, Georgez e Clapt Bloom, também a partir das 17h, no canal do centro cultural no Youtube.

O CCBel também apoia os movimentos locais. Por isso, no dia 29 de janeiro, a partir das 17h30, vai acolher no seu espaço mais uma edição do Sexta Rock, da Associação Cultural Cearense do Rock (ACR), desta vez conduzido pelas bandas Soul de Calçada, Síncope e A.T.D, e será transmitido ao vivo pelo Youtube do Forcaos TV.

Formação

Workshop
Produção Cultural e Sustentabilidade
Facilitadora: Flávia Muluc
Data: 13/01
Hora: 15h
Local: Instagram e Youtube do CCBel
Sinopse: A produção de eventos têm um papel primordial na efetivação de direitos culturais da população. Entretanto, o planejamento e gestão destes eventos devem abarcar critérios de sustentabilidade, acessibilidade e pós-produção que garantam a realização com o mínimo de impacto ao ambiente, ao passo que, a partir de boas práticas, possam potencializar consequências positivas no âmbito socioambiental. Este workshop tem o propósito de compartilhar instrumentos, técnicas e possibilidades para que o produtor cultural possa incorporar a sustentabilidade no escopo do seu projeto. Gratuito.

Curso
Tatear o Subjétil e construir topografias com o teatro de sombras contemporâneo (12h/a)
Facilitadora: Tatiane Sousa
Data: 19 a 22 de janeiro
Hora: 15h às 18h
Local: Google Meet e Google Classroom
Inscrições: de 5 a 11 de janeiro (https://lkt.bio/CentroCulturalBelchior)
Sinopse: Como construir topografias com a luz? Como carimbar paisagens efêmeras com as sombras? O que precisa para fazer Teatro de Sombras? A atividade proposta por Tatiane Sousa vai abordar essas questões, que vão trazer elementos básicos para performar com a luz e o escuro. Gratuito.

Curso
Identidade Visual para Projetos Culturais (12h/a)
Facilitadora: Juliana Lotif
Data: 26 a 29 de janeiro
Hora: 15h às 18h
Local: Google Meet e Google Classroom
Inscrições: 12 a 18 de janeiro (https://lkt.bio/CentroCulturalBelchior)
Sinopse: Identificar, singularizar e reconhecer visualmente um produto ou serviço são algumas das funções da identidade visual que podem ser alcançadas através da uniformidade e da repetição de elementos gráficos em materiais institucionais e de divulgação. Com base nesses conceitos, o curso de Identidade Visual para Projetos Culturais busca trazer para o contexto das ações culturais os conteúdos oriundos do design, de forma a capacitar os agentes para a crítica e a elaboração de marcas. O curso contará com 12 horas de duração e abordará em seus conteúdos, por meio de aulas expositivas e exercícios, noções de criatividade e criação visual, princípios de organização visual, técnicas de layout, introdução ao estudo de cor e tipografia aplicados à identidade visual, além de estudos de caso. Poderão participar do curso pessoas oriundas das mais diversas linguagens artísticas, com ou sem experiência prévia no assunto. Gratuito.

Projeto Boros

Em apoio ao edital Aldir Blanc, neste domingo (10/01), o Centro Cultural Belchior disponibiliza, no seu canal no Youtube, o espetáculo “Duo Acrobático – Boros”. A dramaturgia de Boros se molda a partir do questionamento do nosso “ciclo evolutivo de si mesmo”, em um cotidiano de movimento, continuidade, autofecundação/autofagia e consequente eterno retorno. A mudança da consciência pela crítica de si e valência de imperfeição nos obrigam a olhar para o futuro, da criação contínua, da contingência, do perecível. Estes são olhares e conceitos que, de forma inconsciente, moldam nossas relações e nossas ações, construindo caminhos cotidianos cuja manifestação positiva ou negativa se traduz naquilo que somos. O espetáculo estará disponível na íntegra no dia 10 de janeiro, a partir das 11h, no canal do Centro Cultural Belchior no Youtube.

Podcast do Bel

A 6ª edição do Podcast do Bel terá como pauta o universo das “Mulheres de Metal” e vai contar com a participação das vocalistas Haru Cage (banda Corja) e Claudine Albuquerque. Elas vão compartilhar suas experiências no universo do heavy metal. O episódio será disponibilizado nos canais do Centro Cultural Belchior no Spotify e no Youtube no dia 29, a partir das 17h.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza – Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.