Covid-19: Boletim apresenta redução na média móvel de casos confirmados

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O boletim epidemiológico divulgado pela plataforma IntegraSUS, desta segunda-feira (11), às 09h33min, apresenta que o território cearense já registra 345.124 casos confirmados da doença, com 275.711 pessoas recuperadas e 10.160 óbitos. Os dados apontam uma redução da média móvel de casos, que atualmente está em 204.43 casos em relação a janela de 7 dias.

De acordo com a plataforma, a variação da média móvel de óbitos do dia comparada com a média móvel de 14 dias atrás é de (-65,74%). A atual taxa de letalidade é de 2,9. Os números ainda apontam para o total de notificação de 1.086.930 casos, onde 34.652 casos ainda encontram-se em investigação. O boletim também apresenta dados expressivos em relação aos exames realizados para detectar o vírus que já chegam a cifra de 1.344.869 testes.

Em relação a Capital, os números divulgados pelo IntegraSUS apontam para 86.477 casos confirmados da doença, com 4.232 óbitos e com taxa de letalidade de 4,9. Ao todo, Fortaleza já realizou 483.840 exames da Covid-19, onde 15.449 casos ainda estão em investigação. Nas últimas 24h não foi registrada nenhuma morte em decorrência da doença.

Já nos demais municípios cearenses, os maiores números de incidências de casos confirmados da Covid-19 são registrados em: Acarape (13.075,2); Frecheirinha (11.185,3) e Crateús (9044.4). No Ceará, a atual taxa de ocupação de leitos de UTIs ativos com casos de coronavírus é de 63,03% e a ocupação nas enfermarias chega aos 34,18%. Já em Fortaleza, esses números são de 68,18% de ocupação de UTIs e 57,53% de ocupação nas enfermarias.

Atualmente a cidade de Fortaleza encontra-se com dois hospitais com 100% de taxa de ocupação de seus leitos de UTIs destinados para a Covid-19, são eles: Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara e Hospital Uniclinic.

Novas medidas de enfrentamento à Covid-19 no Ceará

Na última sexta-feira (08), o Governo do Estado, através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, anunciou algumas medidas para tentar amenizar a propagação do vírus em nosso estado. As medidas são válidas para o mês de janeiro e fevereiro. Confira!

  1. Continua em vigor até o próximo dia 31/1, as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. As medidas passam a constar num decreto único;

  2. Suspensão, em todo o Estado, de quaisquer festas ou eventos comemorativos de Carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular;

  3. Cancelamento de ponto facultativo nos dias 15 e 16/2, segunda e terça-feira de Carnaval, como ocorria em anos anteriores;

  4. Proposição aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de carnaval;

  5. Os órgãos de fiscalização do Estado e Prefeitura de Fortaleza (PMF) estarão se reunindo na segunda-feira (11) para intensificar as ações de fiscalização, principalmente nas áreas com maior incidência de casos;

  6. Como forma de apoio ao Setor de Eventos, um dos grandes afetados pela pandemia, equipes do Governo e PMF estarão se reunindo na segunda-feira (11) com representantes do setor, a fim de desenvolver um Plano de Apoio, principalmente aos pequenos negócios.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus é formado pelo Governo do Estado, PMF, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, e equipes de Saúde.

Informações: IntegraSUS e Governo do Ceará / CMFor por Cleonardo Dias – Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.