Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Covid-19: Ceará continua registrando queda da curva epidemiológica

Compartilhe Essa notícia

O Estado do Ceará vem apresentando gradativamente dados que confirmam queda no número de infectados pela covid-19. O Estado apresenta uma das menores taxas de contágio do País.

Os primeiros casos de coronavírus no Estados do Ceará foram registrados em meados de 15 de março deste ano. Fortaleza foi a primeira cidade a receber a confirmação de que três pessoas estavam acometidas com a Covid-19. Todos estiveram em viagem ao exterior.

De lá para cá, ao longo de quase 5 meses de pandemia, desde que as primeiras vítimas positivaram para a covid-19, foram contabilizados no Ceará cerca de 176.961 casos. Destes, 148.563 pacientes se recuperam da enfermidade e 7.752 chegaram a óbito.

Na Capital, local com maior quantidade de infectados, 42.232 pessoas foram confirmadas com a doença, 31.202 se recuperaram e 3.693 faleceram.

Uma análise da curva epidemiológica apontada pelo sistema IntegraSus do Governo do Estado do Ceará, conforme levantamento desde a confirmação dos primeiros casos, aponta que o pico de coronavírus em Fortaleza aconteceu entre abril e maio. Nos meses subsequentes, junho e julho, ocorreu estabilização e forte queda. Já no interior do Estado, em junho houve uma ascensão da doença.

Saúde

Conforme dados atualizados pela plataforma IntegraSus, atualmente a rede hospitalar do Ceará conta com a taxa de ocupação das UTIs com 64,38% e 43,78% das enfermarias. Números que apontam a desaceleração da contaminação do vírus entre os cearenses.

Cobertura do Sistema Único de Saúde em Fortaleza:

– 113 postos de saúde, destes 6 foram utilizados como referência, um em cada Regional;
– 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) (munidos de ambulância para o transporte sanitário de pacientes);
– Hospital de Campanha no Presidente Vargas (PV);
– Instituto José Frota (IJF2);
– Hospital Infantil Filantrópico Sopai (para atendimento infantil).

Transparência

Em termos de transparência em contratações emergenciais durante a pandemia, o Ceará ficou em 1º lugar no país no ranking nacional segundo a organização Transparência Internacional. Os dados sobre a pandemia são disponibilizados nas plataformas Integrasus (integrasus.saude.ce.gov.br) e Ceará Transparente (https://cearatransparente.ce.gov.br).

Informações: CMFor por Rochelle Nogueira  – Foto: Érika Fonseca

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.