Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Depressão é a doença mais incapacitante de 2020 e exercícios físicos ajudam no tratamento

Compartilhe Essa notícia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020 a depressão será considerada a doença mais incapacitante do mundo. A solução para prevenção e tratamento vai além da psicoterapia, englobando também mudanças de hábitos como a prática constante de exercícios físicos, de acordo com estudos recentes. Para o professor da AYO Fitness Club, Iugo Borges, a prática pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e confiança, além de melhorar a cognição e diminuir o estresse.

O exercício físico libera no cérebro substâncias como a endorfina que alivia a ansiedade e tensão, além de proporcionar uma sensação de paz e bem-estar. “As atividades físicas moderadas produzem um efeito generalizado sobre o organismo, elas ajudam no sono, humor e melhora os aspectos cognitivos como a memória. O ideal é que se pratique o exercício pelo menos três vezes por semana para manter esses níveis regulados e prevenir/tratar a depressão”, disse Iugo Borges.

De acordo com o professor da academia, Iugo Borges, a Yoga é uma das atividades reúne tradicionais disciplinas físicas da Índia e meditação e que podem ajudar no combate à depressão. “O yoga permite que você se conecte com sua essência e se fortaleça mentalmente e fisicamente, por isso é importante no combate dessas doenças psíquicas que estão ligadas ao controle do medo. No entanto, qualquer tipo de exercício físico, desde que você goste e pratique regularmente, são essenciais no combate à depressão”, explica.

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.