Entenda o protocolo de uso da Cloroquina na Rede Pública Estadual

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Secretaria da Saúde do Ceará informa que os hospitais públicos cearenses adotam o uso de Hidroxicloroquina ou Cloroquina como tratamento em algumas fases da Covid-19.
No último dia 10 de abril, o protocolo elaborado e publicado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará, autarquia ligada à SESA, no site coronavirus.ceara.gov.br, indica o uso das substâncias no estágio 3 de internação hospitalar.

De acordo com a nota técnica divulgada pela SESA, a indicação é administrar azitromicina ou amoxacilina clavulanato em conjunto com hidroxicloroquina ou cloroquina. Essa recomendação no Estado é baseada em evidências clínicas obtidas na literatura e referências médicas brasileiras e internacionais.

A prescrição deverá ser feita por decisão do médico com o paciente e com familiares, quando for o caso, com a devida explicação sobre efeitos colaterais, esclarecimento da ausência de evidências seguras e obrigatoriamente com obtenção de termo de consentimento informado e registro em prontuário.

A SESA alerta, porém, que o uso da cloroquina deve ser sempre discutido com o médico, pois se trata de medicamento com possíveis efeitos colaterais. O tratamento domiciliar e a automedicação são, portanto, contraindicados. As evidências mostram que a longo prazo o medicamento pode causar retinopatia e distúrbios cardiovasculares.

É importante ressaltar que não existem evidências científicas disponíveis sobre a utilização das substâncias de forma profilática. Portanto, a cloroquina ou hidroxicloroquina não devem ser usadas com o fim de evitar Covid-19.

Pesquisas são realizadas para chegar a uma melhor forma de tratar a Covid-19. Até lá, a principal forma de prevenção é ficar em casa, de acordo com o Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e Governo do Ceará.

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.