Equipe do SENAI Ceará é treinada para manusear respiradores recebidos da China pelo Governo do Ceará

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) iniciou hoje (20/5) treinamento com um dos 200 respiradores adquiridos pelo Governo do Estado, da China, que chegou a Fortaleza na última segunda-feira (18/5). O objetivo é preparar a equipe do SENAI para possíveis manutenções necessárias nos equipamentos que entrarão em funcionamento nas unidades de saúde de todo o estado.

De acordo com o gerente de Gestão e Desempenho do SENAI Ceará, Carlos Egberto Mesquita, a ideia é manter a equipe atualizada e capacitada. “Caso haja algum problema nesses equipamentos novos já estaremos preparados para manuseá-los, fazer pequenas manutenções, tirar dúvidas e orientar o manuseio”, afirma.

A equipe tem atuado na manutenção de respiradores mecânicos, enviados pelo Governo do Estado. O trabalho, realizado no SENAI Jacarecanga, teve início em 1/4, quando chegaram os dois primeiros equipamentos na unidade. A ação tem parceria da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), é financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), graças a uma articulação da Diretoria de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e conta com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além da manutenção, o SENAI Ceará também está modelando e produzindo peças dos respiradores que estejam com defeito, agilizando o conserto e o funcionamento, já que muitas vezes essas peças estão em falta no mercado ou demoram muito para chegar, segundo Carlos Egberto.

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.