Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza está entre as 10 cidades com maior número de startups do Brasil

Compartilhe Essa notícia

Ceará segue na 3ª posição no mercado nordestino, com 16,6% das startups ativas.

Um novo levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABstartups) coloca Fortaleza como a 10ª cidade com maior número de startups no Brasil. Atualmente, apenas na capital, são 163 startups registradas. Entre os segmentos que mais se destacam estão os de educação, saúde e bem-estar e finanças.

A liderança do ranking continua com a cidade de São Paulo, que abriga 2.649 startups, número três vezes maior do que a segunda colocada, o Rio de Janeiro, que conta com 701, e quatro vezes maior que a terceira colocada, Belo Horizonte, que atualmente tem 601 empresas registradas.

Na região nordeste, o Ceará segue na terceira posição com 183 startups, atrás da Bahia, com 254, e Pernambuco, com 214.

Além de trazer o ranking das cidades com maior número de startups, o mapeamento aponta que o Brasil conta atualmente com 12.834 startups. Em 2019, de acordo com a StartupBase, o número de startups espalhadas pelo país era de 12.823. Entre os modelos de negócio mais utilizados pelas empresas estão o de Software as a Service (SaaS), com 35,01% do total, e o de Marketplace com 19,7%.

Com relação ao tempo de atuação no mercado, 11% das startups ultrapassam seis anos de atividade. Apenas 2% têm menos de um ano.

Para o CEO da startup cearense de contabilidade digital para médicos “Conta Médica”, José Castelo Neto, o mercado em Fortaleza continuará aquecido, principalmente pelas iniciativas de diferentes frentes que atuam em conjunto para desenvolver o ambiente local de inovação. “Os números do levantamento da ABstartups mostram que há um amadurecimento importante no setor, principalmente em cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Governos, empresas públicas e privadas e universidades despertaram para a importância de estarem próximas ao ecossistema de inovação, responsável por gerar um impacto positivo na economia e reter empregos bastante qualificados”.

Os dados do levantamento são atualizados em tempo real e podem ser acessados no portal da StartupBase, braço de pesquisa da Associação Brasileira de Startups (ABstartups).

Sobre a “Conta Médica”

A Conta Médica é uma startup cearense com sede em Fortaleza, fundada em 2018, que oferece soluções inteligentes de contabilidade digital e controle financeiro para médicos. As soluções da empresa estão fundamentadas em três pilares: comodidade, transparência e segurança. Atualmente a Conta Médica conta com mais de 200 clientes e uma movimentação financeira que ultrapassa os R$ 10 milhões.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.