HGWA mantém certificado nacional de excelência em gestão

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Ceará, manteve o certificado de acreditação com excelência – Nível 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A avaliação reconhece que o HGWA cumpre padrões de qualidade, segurança e gestão integrada, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua.

Para o diretor-geral do HGWA, Denys Briand, a renovação da certificação é uma forma de comprovar a qualidade da unidade. “Estamos satisfeitos com o resultado da avaliação, pois demonstra a nossa dedicação e o compromisso com a assistência prestada aos nossos pacientes. Nosso desafio não terminou. Continuamos a trabalhar para desenvolver a segurança do paciente”, ressalta.

O hospital recebeu a visita virtual do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição credenciada pela ONA responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil. Os avaliadores buscaram, de forma detalhada, evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas da unidade. Dessa forma, foi possível avaliar o foco do hospital em resultados sistêmicos e estratégicos e a gestão integrada dos processos de assistência segura ao paciente implantados durante o último ano e, em especial, ao longo da pandemia.

“A certificação do HGWA é válida por três anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. No decorrer da visita, todas as áreas da instituição foram avaliadas e mais de 1,7 mil requisitos, verificados antes da homologação da acreditação”, explica o o superintendente da ONA, Péricles Cruz.

A diretora de Processos Assistenciais do HGWA, Thaís Lobo Herzer, afirma que a certificação é um reconhecimento público dos trabalhos internos e externos desempenhados por toda a equipe do hospital. “A acreditação busca evidências da qualidade e segurança nos cuidados aos pacientes dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente. Para uma certificação de acreditação com excelência, a instituição fica empenhada na melhoria dos processos, no compartilhamento de responsabilidades e na padronização de protocolos, personalizando o atendimento com foco na satisfação dos pacientes e seus familiares”, finaliza.

Perfil

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) é uma unidade de nível secundário fundada em 26 dezembro de 2002. O hospital presta serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários do Ceará.

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.