ICC firma com TJCE parceria pioneira nacional para utilizar Inteligência Artificial nas decisões judiciais oncológicas

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O Instituto do Câncer do Ceará e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará firmaram um termo de cooperação técnica histórica no judiciário brasileiro: trata-se da inclusão do suporte da Inteligência Artificial Watson for Oncology para o suporte de decisões judiciais que envolvam tratamentos oncológicos. A iniciativa possibilitará que os magistrados tenham o auxílio dos diagnósticos da solução, que traz evidências baseadas na literatura médica global, suportando e trazendo mais assertividade em casos de decisões judiciais envolvendo casos de câncer.

Com a parceria direta com o ICC, o Tribunal remeterá ao instituto as demandas recebidas pelos magistrados. Após a elaboração dos pareceres técnicos, os documentos serão remetidos aos juízes para proferirem suas decisões. O convênio terá duração de dois anos e as ações serão fiscalizadas pelo Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NAT-JUS).

Passo histórico

De acordo com o CEO do ICC, Pedro Meneleu, a parceria permite, além de um conhecimento significativo baseado em uma gigantesca base de dados fornecida pelo Watson for Oncology, uma verdadeira transformação com o melhor uso de recursos, sejam eles públicos ou privados, na área da saúde.

“Isso difere completamente de um cenário encontrado há 10 anos atrás, onde as ações eram tomadas dentro de quadros em estágios muito avançados e apenas com base em laudos médicos. O Judiciário cearense é o primeiro no Brasil a apoiar essa tecnologia como suporte ao parecer técnico de responsabilidade do médico”, reforça.

Assinaram o termo o Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Luis Bezerra, a Juíza Coordenadora no Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário, Dulce Feijão, e o CEO do ICC Pedro Meneleu.

Durante a solenidade, também estiveram presentes o Dr. Ítalo Martins, M.D. Ph.D., médico do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (NATJUS – TJ CE), o COO do ICC Caio F. Juacaba, a Gerente de Negócios do ICC, Julia Graziela Vieira, e o Head of Intelligence do ICC, Dr. Hermano Alexandre Lima Rocha.

Sobre o ICC

Atuando há 75 anos na promoção de saúde de pacientes do Nordeste, o Instituto do Câncer do Ceará se destaca como grupo que enxerga o cliente dentro de uma visão integral: seja ele paciente do Hospital Haroldo Juaçaba, aluno da Faculdade Rodolfo Teófilo, beneficiário da LIV Saúde ou Startup imersa no ICC BioLabs. Dentro de um ecossistema de inovação contínua, o ICC é reconhecido como um dos maiores complexos de saúde do Brasil.

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.