Inesp homenageia estudantes de escolas do Ceará aprovados no ITA

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Os 58 estudantes de escolas cearenses aprovados no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/2021), receberam reconhecimento pela admissão em uma das provas mais difíceis do País, nesta quinta-feira (14/01). A homenagem foi promovida pela Assembleia Legislativa, por meio do projeto Inesp Ciência, do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará.

Em solenidade virtual, transmitida pela plataforma Zoom, além dos estudantes, também foram homenageadas o Marechal cearense Casimiro Montenegro Filho (in memoriam) e o cadete-aiador João de Barro Monteiro Cavalcanti, que tirou a maior média de toda a história do ITA.

O evento foi conduzido pelo diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, lembrando que o sonho dos estudantes homenageados começou a se realizar a partir do apoio familiar, além do suporte pedagógico das suas escolas. “A concepção dessa solenidade traduz-se pelo reconhecimento público do Poder Legislativo Alencarino ao mérito dos estudantes das instituições educacionais cearenses, estimulando o fortalecimento do poder do conhecimento pelo estudo e pesquisa de áreas científicas, como estratégia para o desenvolvimento justo e sustentável do Estado do Ceará”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Fernando Santana (PT), enviou mensagem aos participantes da solenidade, desejando sucesso nessa nova jornada. Lembrou que a instituição foi fundada pelo Marechal cearense Casimiro Montenegro Filho, também homenageado no evento. “O ITA é um orgulho nacional e referência na educação. O Brasil necessita de profissionais de nível do ITA”, assinalou.

O vice-reitor do ITA, professor Jesuino Takachi Tomita, destacou a excelência da instituição, responsável pela formação dos melhores profissionais nas áreas de Engenharia, principalmente espacial. “Nós temos a obrigação de formá-los e vocês têm a obrigação de retornar ao Brasil todo conhecimento que adquirirem aqui”, ressaltou. Ele lembrou ainda que a prova deste ano ocorreu em um momento atípico, mas a instituição seguiu todas as orientações necessárias por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Cadete-Aviador João de Barro Monteiro Cavalcanti, que tirou a maior média de toda a história do ITA, reforçou a excelência do ensino. Ele lembrou que, em sua trajetória, encontrou “um ambiente amistoso e respeitoso, com professores fantásticos” e aconselhou os futuros alunos a batalhar não só pelo futuro pessoal, mas pelo desenvolvimento do País.

Entre os alunos homenageados, André Diogo, que obteve a maior nota de estudante em vaga privativa no vestibular 2020/21, agradeceu a família por todo o apoio e lembrou que não foi fácil se concentrar em uma ano de pandemia, mas  se esforçou para manter o ritmo e deu certo.

O estudante Pedro Pinheiro Borges, que conquistou primeiro lugar em vaga ordinária, ressaltou que sua colocação o surpreendeu e que teve muita dedicação. Seu pai, Welington Melo Borges, falou em nome dos pais dos estudantes. Ele agradeceu a todos que contribuíram para esse resultado, ressaltou o esforço do filho, com dedicação total nos últimos três anos.

Além dos 58 estudantes, também foram homenageados os gestores de escolas com grande aprovação. Os professores Ênio Silveira, do Colégio Antares; Oto de Sá Cavalcante, do Colégio Ari de Sá; José de Carvalho Rocha, do Colégio Christus; Tales de Sá Cavalcante, do Colégio Farias Brito; e Nazareno Oliveira, do Colégio Máster; bem como os os coordenadores, professores e demais profissionais que contribuem para os resultados alcançados pelos alunos.

Fonte: AL/Ce – Foto: José Leomar

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.