Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

IR em tempos de pandemia, por Leandro Vasques

Compartilhe Essa notícia

Se elaborar corretamente uma declaração de imposto de renda, com todos os dados e deduções, já não é das tarefas mais simples, imagine no contexto de pandemia em que estamos vivendo. Como o combate ao novo coronavírus tem passado necessariamente por severas medidas restritivas de contato, como o isolamento e a quarentena, os contribuintes têm encontrado muitas dificuldades para completar o preenchimento das declarações de renda, principalmente pela necessidade de reunir documentos.

Embora o envio da declaração do imposto de renda seja feito virtualmente, por meio da internet, a sua elaboração demanda uma série de dados que muitas vezes constam em documentos que as pessoas têm de se deslocar para obter. Ademais, como o serviço de contabilidade não é considerado essencial nos termos dos decretos que têm limitado o exercício de algumas atividades profissionais, o contato com os contadores se torna ainda mais complicado. Prova disso é que o Conselho Federal de Contabilidade já enviou pelo menos três ofícios à Receita Federal do Brasil pleiteando a prorrogação ou a suspensão dos prazos para o cumprimento de obrigações tributárias. Por ora, foram prorrogadas a entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei).

Há também o projeto de lei 999/2020, do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT/CE), que propõe a redefinição do prazo de entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física em virtude do estado de calamidade pública decretada pelo Congresso Nacional, em decorrência da pandemia do Covid-19.

Acatada pela Receita Federal ou determinada pelo Congresso, a suspensão ou a prorrogação do prazo certamente trará o alívio necessário aos contribuintes nesse momento de crise que tem várias facetas, sendo a tributária somente uma delas.

Por Leandro Vasques – Advogado e diretor da Academia Cearense de Direito

*Artigo replicado do Diário do Nordeste, dia 01 de Abril de 2020

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.