Maida.health realiza primeira regulação médica por Inteligência Artificial no Hapvida

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Por meio do produto Octopus, empresa do Sistema Hapvida inovou em termos de tecnologia e gestão de planos de saúde para a própria operadora do Hapvida

A Maida.health, empresa de tecnologia do Hapvida, realizou, pela primeira vez na operadora Hapvida, uma regulação médica por Inteligência Artificial (I.A.). A iniciativa, por meio da solução Octopus, permite que o plano de saúde emita respostas automáticas a solicitações requeridas pelos clientes sob supervisão médica. Essa inovação contribui para o sistema de tecnologia de ponta já existente na companhia.

A Octopus é uma plataforma de regulação médica realizada por Inteligência Artificial e Crowdsourcing. O sistema garante agilidade e precisão na aprovação de procedimentos para médicos e pacientes da rede própria.

Com essa nova regulação, a Inteligência Artificial passa a ser uma aliada do Hapvida, pois possibilita a automatização do processo médico-hospitalar. Durante o período inicial de programação, os dados históricos da operadora foram utilizados para criar um padrão de atendimento até que a plataforma pudesse classificar cada solicitação automaticamente.

Gilvan Veras, pesquisador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da Maida.health, explica quais são as vantagens e como funciona o modelo. “A classificação feita pela I.A. vai dizer o que deve ser autorizado (quando o resultado da predição da I.A. aponta chance superior ou igual a 90% de pertencer à classe autorizada) e o que deveria ser encaminhado ao time de médicos reguladores (quando o resultado da predição da I.A. aponta chance inferior a 90% de pertencer à classe autorizada)”, afirma.

Veras ainda destaca a agilidade proporcionada pela nova regulação. “Feita a solicitação médica via Octopus, com os dados clínicos do paciente, a I.A. é acionada e começa a interpretar e gerar uma probabilidade estatística. As respostas com alto fator de confiança são aprovadas quase que de forma automática”, conclui o pesquisador.

O uso de uma plataforma, aliado ao conhecimento médico, permite um percentual de fator de confiança muito alto. Dessa forma, a equipe médica ganha em produtividade ao focar seus esforços em casos que exigem interpretações mais aprofundadas. Além de favorecer os pacientes e os médicos, a rede própria ganha ainda mais agilidade no modelo verticalizado de negócio, marca registrada do Hapvida Saúde.

A inovação é um dos pilares do Hapvida e todo esse investimento em tecnologia faz parte da missão do Sistema em proporcionar o que há de mais moderno para seus clientes. A Maida.health é uma das mais importantes aplicações do Hapvida, pois une cada vez mais a assistência médica ao desenvolvimento tecnológico.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior e único sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 29 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais 14 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 40 hospitais, 160 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 126 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.