Museu da Indústria terá nova exposição no primeiro semestre de 2021

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Como imaginar um mundo sem energia? Para nós é natural o acender e o apagar das luzes. É habitual o abrir das geladeiras para retirar a água gelada, o ligar e desligar do ar-condicionado, o toque dos celulares verificando as últimas mensagens. Sem falar na energia que nos transporta: carros, ônibus, trens, entre outros. Como viver ou sobreviver em um planeta sem energia? Nas residências, nos comércios e nas indústrias, as fontes de luz e calor fazem parte do nosso dia a dia, são extensão do nosso corpo, nossas atividades diárias dependem diretamente do seu fornecimento e sofrem com a sua falta.

Pensando em desvendar essas e outras questões, o Museu da Indústria, o Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia/CE) em parceria com a Enel, contarão a história da chegada e do uso da energia elétrica no Ceará.

A exposição está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2021 no edifício do Museu da Indústria, que já abrigou a sede da Companhia de Energia Elétrica do Ceará de 1935 até o final da década de 1980.

A mostra tem o objetivo de apresentar aos visitantes um panorama da relação entre energia e sociedade ao longo do tempo. Contando com três parâmetros transversais, as mudanças nos hábitos e costumes, a evolução e eficiência das matrizes energéticas e a segurança e importância do uso consciente, a exposição pretende estabelecer uma pedagogia por meio de objetos, textos e experimentações, das mais diversas, relacionadas ao tema.

Sobre o Museu da Indústria

Inaugurado em 2015, o Museu da Indústria tem ganhado cada vez mais espaço nas programações culturais e educativas da cidade. A proposta do espaço é valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um ambiente igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.

Serviço:

Funcionamento do Museu:
Terça a sexta: 9h às 16h
Sábados: de 9h às 13h
Grupos com até 15 pessoas.

Ação educativa online:

Visitas mediadas pelos educadores, com duração de 40 minutos.
Agendamentos pelo telefone: (85) 4009-6300.

Saiba mais sobre o Museu da Indústria AQUI ( www.museudaindustria-ce.org.br)

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.