Na semana do Confeiteiro, conheça a história da Dona Iêda, responsável pela receita de biscoitos amanteigados da Donieda Biscoiteria

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Comemorado na primeira semana de janeiro, mais especificamente no dia 2, o Dia do Confeiteiro vai muito além de uma simples receita para a Donieda Biscoiteria, empresa referência em sabor, requinte, originalidade e culinária afetiva quando o assunto é confeitaria fina. Desenvolvida há 50 anos pela Maria Iêda Besera, a receita familiar de biscoitos amanteigados do empreendimento percorre gerações.

Produtos que derretem na boca, os biscoitos já faziam sucesso anos atrás, quando fabricados e vendidos tradicionalmente em eventos, como aniversários, batizados e casamentos que aconteciam na região do Crato.

Toda essa ação fez com que a Ana Carolina de Mendonça, sobrinha-neta de Iêda, colocasse o sonho de empreender em prática e abrisse uma loja física para a venda dos biscoitos, em outubro de 2019, em Juazeiro do Norte. O nome “Donieda”, em homenagem à Ieda, agora passa a ser a marca de biscoitos feitos com as suas receitas, guardadas pelas sobrinhas. Para ser fiel ao significado do nome Ieda, que em hebraico quer dizer “favo de mel” e, por extensão, “mulher de grande doçura”, a Donieda promete momentos doces e leves como os biscoitos que produz.

“Acredito que o segredo do sucesso da Donieda é que, além de termos uma culinária afetiva, tudo o que fazemos é realizado com propósito: desde os biscoitos, recheios, até a embalagem. Tudo tem um significado”, destaca a sócia-proprietária, Carol de Mendonça.

Hoje, a Donieda Biscoiteria produz cerca de 10 mil biscoitos por semana, que podem ser encontrados com ou sem recheio, sendo eles: doce de leite, três leches, goiaba, chocolate, chocolate branco e farinha láctea. Sempre com venda garantida, as embalagens que também levam os biscoitos finos são clássicas, sendo uma excelente opção para presentear.

Sobre a Donieda Biscoiteria

Localizada em Juazeiro do Norte, a Donieda Biscoiteria conta com uma receita de confeitaria familiar, passada de geração em geração há mais de 50 anos. Sob o comando da empreendedora Carol de Mendonça, a marca conta com um cardápio exclusivo de biscoitos finos artesanais, que podem ser encontrados na loja física da Donieda, e no Instagram @doniedabiscoiteria.

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.