Na volta às aulas, consulta oftalmológica pode evitar prejuízos ao aprendizado da criança

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Histórico de visão cansada, em virtude da exposição excessiva às telas na quarentena, pode ser um motivo importante para buscar um especialista

Após quase cinco meses de paralisação, em virtude da pandemia da COVID-19, as escolas planejam retomar suas atividades em setembro, na fase especial do plano elaborado pelo Governo do Estado. Durante o período que as aulas foram suspensas, o ensino remoto foi a opção adotada por cerca de 450 mil alunos da rede pública e 350 mil da rede particular.

Na volta às atividades, o médico oftalmologista Giuliano Veras recomenda a ida ao oftalmologista, tendo em vista o histórico de cansaço da visão que pode resultar na Síndrome da Visão de Computador (CVS). A doença ocorre por conta de problemas oculares e visuais, e, na maioria dos casos, os sintomas são ligados às exigências visuais da tarefa que excedem as capacidades visuais do indivíduo para executá-las de forma confortável. O alerta principal é para as crianças de até sete anos, idade em que se completa o desenvolvimento visual.

“O desenvolvimento visual da criança ocorre com maior intensidade de um até os três anos, período que conhecemos como pré-escolar. Mas esse desenvolvimento se completa aos sete anos. Devido a isso, e diante do cenário que passamos, é importante que os pais levem seus filhos para um oftalmologista”, pontua o especialista.

Giuliano lembra, ainda, que problemas visuais imperceptíveis aos pais podem afetar o aprendizado da criança. “Caso não diagnosticado o problema, é provável que a criança apresente sintomas como dor de cabeça depois das aulas, por exemplo. O tratamento precoce e a prevenção de doenças oculares podem garantir o desenvolvimento mais adequado da visão, sem grandes interferências no aprendizado das crianças”, acrescenta.

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.