Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Oftalmologista orienta a melhor maneira de limpar óculos e evitar infecções pelo coronavírus

Compartilhe Essa notícia

Acessório pode servir como uma barreira a mais na proteção contra gotículas emitidas por pessoas infectadas

 

Conforme já alertado por autoridades de saúde pública, os olhos são porta de entrada da Covid-19, pois o vírus pode penetrar pelas mucosas. Durante o período de pandemia, oftalmologistas recomendam que seja feita a troca de lentes de contato por óculos, já que representam uma barreira a mais na proteção contra as gotículas emitidas por pessoas infectadas.

 

No entanto, a médica Renata Vasconcelos, oftalmologista da Clínica Massilon Vasconcelos, salienta que os óculos é apenas um a mais na prevenção do vírus, uma vez que as gotículas podem passar pelas laterais, por cima ou por baixo da armação, além das formas mais comuns de contágio: boca e nariz. Usar óculos durante esse período requer alguns cuidados essenciais, inclusive relacionados à higienização do acessório.

 

“O primeiro passo é procurar produtos neutros, sejam detergentes ou sabonetes. Não é recomendado usar sabonetes normais, pois são mais gordurosos e podem dificultar a limpeza. Aplique o produto nos dedos e esfregue até formar espuma. Depois disso é que se aplica nas lentes, fazendo movimentos circulares”, explica. “Faça movimentos circulares por 2 minutos, no mínimo, e enxágue logo após”, acrescenta.

 

A médica também chama atenção para a limpeza da armação. Por isso, recomenda que realize o mesmo processo feito com as lentes. “A única ressalva é na hora de manusear as hastes, com cuidado para não entortar nem quebrar. Segure pela lateral da armação quando estiver limpando no momento”, frisa.

 

Algumas pessoas possuem necessidades específicas, por isso precisam continuar usando lentes de contatos. Nesses casos, a oftalmologista orienta que seja feito uso de estojos higienizados e lembra mais uma vez das mãos. “Elas precisam estar sempre limpas antes de manusear o objeto”, pondera.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.