Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Padre Eugênio Pacelli comenta sobre a retomada das celebrações presenciais

Compartilhe Essa notícia

A Arquidiocese de Fortaleza anunciou a presença de fiéis nas celebrações de forma presencial, para o próximo dia 5 de setembro, respaldada pelos órgãos governamentais de saúde sanitária.

Abriremos os templos pedra, depois de quase seis meses do decreto de isolamento social, por ocasião da pandemia provocada pelo coronavírus, com a certeza de que a igreja saiu mais fortalecida. A tecnologia foi uma aliada para chegarmos mais perto de todos e ajudar a estabelecer a igreja doméstica. Nossas celebrações nunca pararam virtualmente e aguardávamos, ansiosamente, o anúncio da retomada.

Entendemos a ansiedade de todos para voltar às missas presenciais e à nossa “Noite da Misericórdia”, contudo o faremos de forma gradual, com vouchers de ingresso com toda a responsabilidade que mantivemos este período, zelando pelo bem maior de todos. Considero que a igreja foi prudente e fez seu papel de cuidar da saúde e da segurança de todos, indistintamente.

Crescemos também, neste tempo de isolamento social, a oração foi o elo que nos manteve de pé. Fico feliz ao constatar a necessidade de buscar nosso Deus, que sempre estará ao nosso lado em momentos de sofrimento, medos, perdas e lutos. Nunca estaremos sozinhos. Acredito no Deus misericordioso que professo, solidários às nossas dores e sempre disposto a nos amparar e perdoar.

Lamento as vidas perdidas, foi uma tristeza ver tantas histórias terminadas precocemente,  mas acredito que devemos manter os olhos voltados para o alto. Fixos na esperança, na construção de um futuro e com a experiência dolorosa que a Covid nos trouxe. A igreja estará sempre aberta, pois onde houver uma oração, um coração desejo de proximidade com Deus, uma intenção sincera de amor ao próximo, ali estará a igreja.

Que Deus nos abençoe!

Foto: Nilton Novaes

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.