Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Patrocinado pela Unimed Fortaleza, sistema Bicicletar inaugura mais seis estações

Compartilhe Essa notícia

Na manhã desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Fortaleza inaugurou seis novas estações da primeira fase de expansão do Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). Esse é o primeiro pacote entregue da primeira fase de expansão do sistema com 35 novas estações que serão instaladas até fevereiro. O Bicicletar é patrocinado pela Unimed Fortaleza.

Nas três fases do projeto, que deve ser concluído no fim do semestre, serão 130 localizações que receberão bicicletas a serem custeadas com recursos municipais da arrecadação da Zona Azul. Faz parte da expansão também 14 novas estações patrocinadas pela Unimed Fortaleza, dentre eles a já inaugurada do Centro Fashion (Avenida Tenente Lisboa, esquina com a Rua Filomeno Gomes) e as do RioMar Kennedy e do Mercado Central, que devem ser entregues até o fim de fevereiro. As novas estações substituirão outras que estão em operação.

Nessa primeira fase da expansão, que tem como foco a zona Oeste da cidade, serão beneficiadas mais de 400 mil pessoas nas áreas da Regional I, Regional III e Centro, atendendo 18 bairros e adjacências, como Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Presidente Kennedy, Monte Castelo, São Gerardo, Centro, Farias Brito, Benfica, Parquelândia, Pici, Antônio Bezerra, Padre Andrade, Moura Brasil e Vila Ellery. Com a expansão, Fortaleza passará das atuais 80 estações do Bicicletar para um total de 210, representando uma ampliação de mais de 150%.

Sobre a parceria

O Bicicletar é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, avaliado e monitorado pela Secretaria Municipal da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP), operado pela empresa Serttel e patrocinado pela Unimed Fortaleza. O projeto nasceu para promover sustentabilidade, coletividade, compartilhamento, e tudo isso vai ao encontro da missão e dos valores da Cooperativa, que incluem ainda inovação e responsabilidade socioambiental.

O sistema completou em dezembro de 2019 cinco anos de funcionamento. A ideia é trazer para Fortaleza, um modelo de transporte saudável e não poluente, que contribui para reduzir os engarrafamentos e a poluição das áreas centrais da cidade. O projeto promove, portanto, a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas, além de incentivar a prática de hábitos saudáveis, combatendo o sedentarismo da população.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.