Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Queiroz Filho destaca atitude dos estudantes que votaram pela realização do Enem 2020 em maio de 2021

Compartilhe Essa notícia

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) destacou nesta quinta-feira (2) a postura da maioria dos estudantes brasileiros que, através de enquete virtual, votaram pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em maio de 2021, considerando o mais justo para aqueles que não dispõem de condições ideais para estudar de maneira remota durante o período de suspensão das aulas.

“Fico feliz de ver que, mesmo com toda a insistência do Ministério da Educação para que a data original do Enem 2020 fosse mantida, a noção de justiça prevalece entre nossos jovens. Vale destacar que 5,8 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Exame, porém, pouco mais de um milhão votou nesta enquete, o que nos faz abrir os olhos para o alto percentual de jovens que não possuem acesso à internet em casa. O adiamento nada mais é do que questão de bom senso com os que não possuem equipamentos, conexão com banda larga para estudar fora da escola”, disse Queiroz Filho.

O parlamentar destacou que, por conta da pandemia do coronavírus, todo o processo seletivo deve ser encarado de maneira atípica. “O Governo Federal trata essa questão como se todo mundo tivesse celular com ‘internet 5G’ em casa. É triste imaginar o número de jovens que estão sendo privados de fazer a prova, visto que muitos realizavam a inscrição na própria escola. Temos que trabalhar para que o número de estudantes prejudicados nestes tempos desafiadores seja o menor possível”, concluiu.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, 50% dos participantes responderam que preferem a prova em maio de 2021. A data definitiva só será divulgada após ser articulada com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre outras entidades.

Foto: divulgação

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.