RH das empresas tem papel fundamental de prepará-las para o “novo normal”

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

O enfrentamento da Covid-19 impõe mudanças em todos os setores da economia, e as empresas, rapidamente, têm se ajustado para a nova rotina de trabalho, que envolve formação de comitê de crise, afastamento de colaboradores que fazem parte do grupo de risco, treinamentos no ambiente virtual e reforço da higienização. O setor de Recursos Humanos das instituições tem se reinventado para fazer as adaptações urgentes e se preparar para quando tudo voltar ao normal, ou ao “novo normal”.

Nos Mercadinhos São Luiz, o RH participa do Comitê de Crise, criado para a resolução rápida e focada das situações, com a participação do  presidente, vice-presidente e demais diretores. Além disso, lança boletim diário das diretrizes para as lideranças das unidades com as decisões e informes das ações necessárias para melhor atendimento dos clientes e colaboradores.

Colaboradores do grupo de risco foram afastados, bem como aqueles com qualquer sintoma de gripe ou doença. Álcool em gel e material de higienização faz parte da nova rotina nas dependências das unidades. Outra medida foi o aumento do desconto exclusivo nas compras no São Luiz para colaboradores, de 10% para 20%, durante o mês de abril, para proporcionar aumento do poder de compra nesse período de maior gasto com produtos de limpeza e alimentação.

Além de outras medidas, o RH foi atento à importância de disponibilizar, de forma online, plantão psicológico para os colaboradores. A mesma medida foi adotada pela Acal Home Center. Érica Afonso, responsável pelo RH, diz que além do psicólogo, a empresa conta com o auxílio de um padre, para conversas e aconselhamentos com os funcionários que solicitam o acompanhamento. Com muitos empregados em home office, o setor organizou vários treinamentos virtuais para capacitar as equipes para o futuro cenário que deve ser consolidado a partir da reabertura de lojas. “Nossas lojas já estão adaptadas e os funcionários prontos para o novo contexto, em que a higienização das mãos será mais frequente, bem como o distanciamento entre as pessoas”, destaca.

Aos funcionários que estão atuando no Centro de Distribuição, para atender as compras pelo delivery, a Acal está fornecendo lanche saudável, como forma de reforçar a imunidade desta equipe.

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.