Shoppings centers avançam para cidades da região metropolitana com grande potencial econômico

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

A região Nordeste é uma das principais responsáveis pelo aumento do faturamento do setor. Em 2020, seis estados da região, incluindo o Ceará, vão inaugurar novos shoppings

Os shoppings centers comumente encontrados nas grandes metrópoles estão chegando nas cidades interioranas. Segundo o Censo Brasileiro de Shoppings Centers 2018/2019, realizado pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), a implantação de shoppings centers em regiões do interior tem se tornado tendência no país. De acordo com o estudo, isso se deve à pouca concorrência, aos custos mais baixos na aquisição de terrenos e à facilidade de obter licenças.

Ainda de acordo com o censo, a região Nordeste é uma das principais responsáveis pelo aumento do faturamento do setor. No ranking, a região está em terceiro lugar em números de centros de compras. Dos 563 shoppings em operação no Brasil, 93 são do Nordeste, ficando atrás, apenas das regiões Sudeste e Sul, que estão com 289 e 97 operações, respectivamente.

Se no total, o Nordeste está em terceiro, quando se fala em novas operações, a região teve o maior número de inaugurações de shoppings centers. De 14 novas operações inauguradas no país, cinco foram dessa região. No Ceará, até o fim deste ano, o estado deve contar com 18 shoppings em operação, número que vai aumentar em 2020, com a abertura do Viramar Shopping, do Grupo Paráclito Engenharia, prevista para o dia 19 de março.

O novo empreendimento fica entre dois municípios da região metropolitana de Fortaleza, que vem se destacando pelo crescimento demográfico e fomento ao desenvolvimento econômico: Pacajus e Horizonte. Cerca de 60% do shopping fica em Pacajus, cujo a fachada fica de frente para a avenida Expedito Chaves Cavalcante, rua principal do município, e os fundos do terreno que representa 40%, chegam a avenida Asa Branca, em Horizonte.

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.