Sucos do Brasil conquista Prêmio Fiec por desempenho ambiental – 15ª edição

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Na manhã do dia 27/11/19, no Auditório Luiz Esteves Neto foi promovida a 15ª edição do Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental, com a presença do Presidente Ricardo Cavalcante. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará revelou os vencedores de 2019.  Por meio desta iniciativa, a FIEC valoriza as indústrias que se destacaram na conservação do meio ambiente e implementaram atividades que resultem na melhoria da qualidade ambiental, de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e de modo a servirem de modelo para outras indústrias.
A Sucos do Brasil representada por Eduardo Figueiredo,  conquistou 1º lugar e recebeu o prêmio pelas mãos do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Dr. Artur Bruno. Na modalidade Produção Mais Limpa – com o projeto:
UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA DO CAJUEIRO COMO FONTE RENOVÁVEL GERADORA DE ENERGIA TÉRMICA.
A Sucos do Brasil, que tem em seu DNA a responsabilidade ambiental possui uma vasta área controlada, através de manejo adequado de cajueiros, para tanto este projeto tem uma ideia inovadora de aproveitar toda a madeira proveniente da troca da copa através da poda, e substituição de culturas de cajueiros do tipo gigante para o tipo anão precoce, utilizando-a como matéria prima em nossa caldeira na geração de vapor. Aumentando assim a produtividade de caju e castanha, pois o cajueiro anão precoce produz três vezes mais que o cajueiro comum (gigante), além de criamos uma área florestal com enorme capacidade absorvedora de dióxido de carbono (CO2). E ainda ressaltamos que a energia da Biomassa é estratégica para o futuro, não apenas por ser uma fonte renovável, mas por proporcionar fomento para inclusão social e geração de emprego e renda, assim contribuindo para um desenvolvimento socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.