Supermercado Guará dá dicas de como montar uma lancheira saudável para crianças

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Frutas da estação, sucos naturais e pães integrais são exemplos de alimentos que podem ser incluídos nas lancheiras infantis.

As aulas escolares iniciam e, com esse período muitas preocupações surgem na rotina dos pais: a farda, o transporte, os livros, e a alimentação. Especialmente para os pequeninos, a preocupação com a lancheira é ainda maior. Como criar hábitos saudáveis na rotina alimentar do seu filho?

De acordo com a nutricionista Ronalda Ferreira, consultora do Supermercado Guará, o mais importante na hora de preparar o lanche é combinar pelo menos três grupos alimentares: construtores (proteínas), reguladores (frutas, legumes e verduras) e energéticos (carboidratos).

“Para beber, o ideal são os sucos, mas é preciso estar atento aos rótulos. Hoje, existe uma grande variedade de sucos de caixinha integrais, mais saudáveis, além de polpas de suco, que são boas opções”. Para os pais que não abrem mão de sucos naturais, uma boa ideia é optar por frutas com menor velocidade de oxidação, que concentram os nutrientes por mais tempo, como goiaba, acerola e maracujá.

Outra dificuldade dos pais é introduzir frutas na lancheira dos filhos. Uma dica preciosa é buscar variar as frutas para as crianças não enjoarem: uva, manga, banana, maçã, melancia e melão são opções que ajudam a diversificar o cardápio.

Quando se pensa em carboidratos e proteínas, automaticamente vem à mente os sanduíches recheados com embutidos, mas que tal variar? De acordo com a nutricionista do Supermercado Guará, sanduíches de pão integral com patês, ricota e queijo cottage podem ser grandes aliados dos pais. “São ingredientes saudáveis e que podem ser misturados a outros itens como frango, atum, cenoura e salsinha. É importante ressaltar que os lanches devem estar sempre embrulhados em papel alumínio ou plástico filme, para manter o sabor e a qualidade higiênico sanitária do alimento, recomenda Ronalda Ferreira.

Os sanduíches também podem ser substituídos por bolos funcionais, com menor quantidade de farinha branca, por exemplo. Substituir a farinha refinada por integral, ou por farinha de aveia, pode fazer uma grande diferença no valor nutricional.

Lúdico

Mesmo não medindo esforços para fazer um lanche saboroso e saudável, alguns pais ainda encontram dificuldades para estimular os filhos a comerem durante o horário da escola. Nesse caso, outra dica é tornar a alimentação um momento lúdico: utilizar forminhas em forma de coração, animais e estrelas para cortar os sanduíches e as frutas podem ajudar no estímulo à alimentação. O equilíbrio em considerar o gosto da criança, também é essencial.

Sobre o Supermercado Guará

O Supermercado Guará tem unidades nos bairros do Presidente Kennedy, Aldeota, Parangaba, Jacarecanga e no município do Eusébio. Com o objetivo de alcançar ainda mais bairros em Fortaleza, o Guará também conta com um aplicativo próprio de compra on-line, que hoje já chega a mais de 50 bairros da capital cearense. Lá, o cliente pode fazer listas de compras, favoritar produtos e navegar entre as seções como se estivesse em uma loja física.

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.