Trabalhadores da saúde têm até dia 31 para participar de pesquisa internacional sobre impactos da pandemia na saúde mental

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

A pesquisa internacional “The Covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde” segue disponível para os trabalhadores e profissionais da saúde, envolvidos diretamente ou não no enfrentamento à Covid-19, até o próximo dia 31 de janeiro. Realizada com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o estudo ocorre em mais de 30 países, em 5 continentes, e no Ceará é coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Lançado em outubro de 2020, o estudo vai subsidiar ações e políticas de saúde para auxiliar gestores na tomada de decisão e contribuir para a oferta de serviços à saúde mental dos trabalhadores e profissionais da saúde.

Como participar

O profissional ou trabalhador da saúde que tenha interesse em participar do estudo, deve responder a um questionário eletrônico. Para acessá-lo, basta clicar aqui e selecionar a opção “português” no menu de idiomas. Feito isto, basta prosseguir e aceitar participar do estudo para ter acesso à pesquisa.

Caso não tenha concluído todas as perguntas e deixe para responder o questionário em outro momento, o participante pode dar continuidade às respostas a partir do ponto que parou. Basta clicar na opção “continuar questionário” após selecionar o idioma “português”.

Estudo

No Ceará, mais de 400 trabalhadores já participaram do levantamento entre psicólogos, médicos, enfermeiros e técnicos em saúde bucal e farmácia, além de profissionais das equipes vinculadas à gestão e funções administrativas nos serviços de saúde de Fortaleza.

A pesquisa também oferece aos participantes, em caso de necessidade, um feedback geral a respeito da saúde mental e pode direcioná-los a um atendimento específico. Os dados parciais da pesquisa apontam que cerca de 101 trabalhadores afirmaram necessitar apoio psicológico. Desse quantitativo, 63 já foram contatados para receberem acompanhamento a ser realizado por equipe do estudo de modo presencial ou a distância.

Passada essa primeira fase, o estudo continuará acompanhando os profissionais que responderem ao questionário e voltando a verificar o impacto da epidemia nas suas condições de saúde mental nos próximos 6 e 12 meses.

“A pesquisa se faz relevante porque traz essa temática muito forte da saúde mental. Seguiremos agora com esse desenho metodológico na perspectiva de melhor identificar, descrever e avaliar os fatores estressores e protetores apresentados por esses profissionais no contexto da Covid-19”, afirma o supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco.

Serviço
The Covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde
Quando: até 31 de janeiro de 2020
Acesse: https://heroescovid19study.org/survey/

Foto: divulgação

0
Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.