Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Volta às aulas: mochilas pesadas podem resultar em problemas lombares na fase adulta

Compartilhe Essa notícia

Cerca de 70% dos problemas lombares na fase adulta são ocasionados pelo excesso de peso nas mochilas escolares e o esforço repetitivo na infância e adolescência, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os grandes vilões são a falta de orientação correta e a forma de utilização.

O dado chama bastante atenção e requer cuidados essenciais dos pais, principalmente neste período em que a preparação para voltar à rotina semanal de aulas está batendo à porta. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o recomendado é que o peso máximo para cada criança seja 10% do peso corporal. Isso significa que, para uma criança que pesa 30 quilos (kg), por exemplo, o ideal é que ela carregue, no máximo, uma mochila com 3 kg.

“Uma das formas essenciais de prevenir problemas lombares é distribuir corretamente o peso dentro da mochila, só com os livros que vão ser utilizados naquele dia. Se for preciso, levar uma mochila extra e não carregar tudo nas costas. Caso não se atentem a esses pontos, os jovens de hoje vão crescer com sequelas lombares, comuns entre grande parte da população brasileira e mundial”, aponta Sandro Marjorie, médico especialista em medicina tradicional chinesa.

Como tratar dores na coluna?

Métodos menos invasivos de terapias alternativas, como a acupuntura laser, é indicado pelo especialista para tratar dores na coluna durante infância. “Pela sensibilidade ser ainda menor, devido à idade, e o medo com agulhas que se utilizam na acupuntura tradicional, crianças também podem tratar dores lombares com este tipo de procedimento que garante eficiência muito rápida. Outro método também indicado é o da acupuntura eletromagnética, que está dentro da mesma filosofia oriental e alcança excelentes resultados”, diz Sandro.

A acupuntura contribuiu para o alívio da dor em 82% dos casos de problemas lombares e apresenta uma eficácia de 72% ao fim do tratamento. Na fase adulta, sete em cada 10 pessoas têm problemas na coluna e 50% dos casos de incapacidade física na população a partir dos 18 anos são causados pelas dores lombares.

“Com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, a acupuntura cada vez mais é vista como uma solução, dentro do leque de terapias alternativas, para tratar qualquer tipo de dor ou inflamação”, destaca o médico especialista em medicina tradicional chinesa.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.