Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cadu Vilaça, líder do Masterplan de Economia do Mar, assume cargo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Compartilhe Essa notícia

Carlos Eduardo Vilaça, empresário associado ao Sindfrio e líder do Masterplan de Economia do Mar, foi nomeado Diretor do Departamento de Registro e Monitoramento de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministerio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A diretoria é responsável por supervisionar a execução do Plano Nacional de Monitoramento da Pesca e Aquicultura, bem como, coordenar a sistematização, consolidação e publicação da estatística pesqueira e aquícola nacional, em conjunto com as instituições afins.

Também é atribuição da departamento subsidiar instâncias do MAPA com dados e informações estatísticas necessários junto a órgãos e acordos internacionais, como a Comissão Internacional para Conservação do Atum Atlântico – ICCAT e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO; e executar ações afetas a gestão e ao monitoramento da pesca, destacando-se, dentre elas, a coordenação do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), a operacionalização do Regime Nacional de Certificação de Capturas (RCC e CAOL) e as ações relacionadas ao recebimento, registro e compilação de dados constantes nos formulários dos Mapas de Bordo e Mapas de Produção.

Para Cadu Vilaça, não há fomento de atividades sem uma base de dados e registros sólida, que conduza o desenvolvimento sob bases sustentáveis. “Neste período na liderança do Masterplan Economia do Mar, as experiências e ideias adquiridas fizeram-me perceber, com maior clareza, que a falta de governança impede o desabrochar deste gigante potencial, tanto cearense como nacional. A oportunidade de participar de delegação para Portugal, no início do ano, com envolvimento da PwC e do Projeto Leme, mostraram mais e mais a abrangência e as interligações entre as atividades da economia do mar”.

Segundo o empresário, o seu principal foco de atuação será construir um ambiente mais organizado, seguro e com perspectivas mais claras e embasadas. “Ser convidado a cumprir um período de dedicação ao setor onde desenvolvi minha carreira, numa posição de destaque na administração da pesca nacional, pareceu-me quase como uma obrigação cívica e resolvi assumir o desafio”, disse.

Sobre o Masterplan

Masterplan é uma continuidade do projeto Rotas Estratégicas Setoriais cujo objetivo é construir estratégias de desenvolvimento setorial com implantação de portfólios de projetos de alto impacto, possibilitando sinergia de esforços e investimentos dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do Estado. No Masterplan, são feitas as articulações para transformar as ações apontadas nas Rotas Estratégicas Setoriais em projetos. Cada Masterplan possui um líder que auxilia nessa articulação.

Foto: divulgação

 

 

 

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.