Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Canudos de plástico: emenda sugerida pela Abrasel no Ceará estende proibição para comércio em geral

Compartilhe Essa notícia

Foi aprovado na manhã de ontem (11), pela Câmara Municipal de Fortaleza, projeto de lei 366/2018 para proibição de canudos plásticos em Fortaleza, de autoria do vereador Iraguassú Filho (PDT). A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no Ceará) acompanhou as discussões sobre o tema, e sugeriu emendas ao texto original, ampliando a proibição para o comércio varejista, atacadista e ambulantes em geral.

“Entendemos que o setor de bares, restaurantes e hotelaria precisa seguir o movimento em prol do meio ambiente, adotando hábitos mais sustentáveis, mas entendemos que esta mudança de comportamento vai além do fornecimento dos canudos plásticos nos estabelecimentos, incluindo também a venda destes materiais no varejo. Desta forma, a própria indústria irá se despertar para oferecer opções mais adequadas e acessíveis”, destaca Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel no Ceará.

A sugestão da Abrasel foi acatada pelos vereadores Benigno Júnior (PSD) e Iraguassú Filho (PDT), que apresentaram a Emenda 004 modificando o texto original da PL, o que foi aprovado pelo relator vereador Emanuel Acrízio (PRP). “Destaco a contribuição da Abrasel para formatarmos propostas de emendas ao projeto de lei, estendendo a proibição aos atacadistas, revendedores e varejo em geral”, declarou o vereador Benigno Junior.

O projeto seguirá para redação final e sanção do prefeito Roberto Cláudio. Se sancionado pelo Poder Executivo, o projeto vira lei e a Capital tem prazo de 180 dias para se adequar à proibição. A multa inicial para os estabelecimentos que não cumprirem a lei varia entre R$ 1.065,00 e R$ 6.390,00, com redução de 50% ao infrator microempreendedor individual e de 25% quando for microempresa.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.