Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Centenário da Casa de Juvenal Galeno é marcado por grande diversidade cultural

Compartilhe Essa notícia

A Casa de Juvenal Galeno, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, é hoje um dos mais antigos Centros Culturais Cearense em atividade, congregando mais de 20 entidades em sua sede, e fortalecendo a arte nas mais diversas linguagens. Berço e residência do poeta cearense reconhecido em todo o País, a Casa de Juvenal teve seu tombamento definitivo como patrimônio em nível estadual em 2016, pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa).

Ativa desde 1919, a Casa de Juvenal Galeno já recebeu visitas do porte de Patativa do Assaré, Luís da Câmara Cascudo, Rachel de Queiroz e Filgueiras Lima, que viviam intensamente a cultura e debatiam a política do país, além de fomentarem a produção literária de cada época.

Para comemorar o Centenário deste equipamento de grande importância para a cultura do Estado, ocorrerá o Lançamento de Antologia organizada para esta data, além de sessões solenes, palestras, lançamento de cordéis, apresentações teatrais, musicais, entre outras ações organizadas pelas associais e pela direção da Casa de Juvenal Galeno.

“Esta justa homenagem à Casa de Juvenal Galeno será um encontro de várias entidades culturais sediadas no equipamento, bem como de instituições e grupos que promovem a cultura em nosso Estado”, destaca Antônio Galeno, diretor do equipamento e bisneto de Juvenal e diretor da casa.

Além do centenário do equipamento, em 2019 comemoram-se os 183 anos de nascimento de Juvenal Galeno; os 83 anos de fundação da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno; e os 6  anos de fundação da Academia de Letras Juvenal Galeno.

>> PROGRAMAÇÃO PREPARADA PARA O CENTENÁRIO:

Terça-feira (24/09)
16h – Lançamento da Antologia “Efeméride da Vida (Cultive Art Litterature Et Solidairté)” e Outorga de títulos
Local: Casa de Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128 – Centro)

Quinta-feira (26/09)
15h – Sessão solene em homenagem ao centenário da Casa de Juvenal Galeno
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807)

Sexta-feira (27/09)

9h – Missa em Ação de Graças
Local: Igreja do Patrocínio (R. Guilherme Rocha, 536 – Centro)
9h45 – Bênçãos das instalações
Local: Casa de Juvenal Galeno
9h50 – Café da manhã/confraternização
10h – Lançamento do Cordel em comemoração ao centenário da Casa. Autor: Gerardo Frota (Pardal)
11h – Palestra Professor César Menezes Porto. Tema: Juvenal Galeno
19h – Sessão solene, no Auditório Henriqueta Galeno, com entrada festiva de Juvenal, com pronunciamento de Antônio Galeno, apresentação musical de Ósia Carvalho e cantores líricos: Alvarus e Auzeneide Cândido
Entrega de medalhas e diplomas
Encenação da peça teatral “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, com o ator Oscar Roney

Sábado (28/09)
16h – Sessão solene de posse dos acadêmicos Cesar Menezes Porto, Célia Barreira Queiroz, Ivan Fernandes, e lançamento da Antologia da Academia de Letras Juvenal Galeno, “Lira Das Letras”
Local: Casa de Juvenal Galeno

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.