Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Clássicos na Lagoa realiza concerto com grupos musicais do IFCE

Compartilhe Essa notícia

O projeto Clássicos na Lagoa apresenta pela primeira vez o grupo Sons Transversais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  Constituído por professores, alunos e docentes convidados de outras universidades, o coletivo se formou como parte de um programa de extensão, que inclui atividade artística, pesquisa, ensino e produção de publicações. O Coral do IFCE também irá se apresentar com um espetáculo em homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil. O concerto será realizado dia 9 de agosto, às 17 horas, às margens da Lagoa do Porangabussu.

Formado em 2013, o  grupo Sons Transversais conta com a participação de 15 integrantes e a direção artística do coordenador do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE, professor Marcelo Leite. Com experiência acumulada em várias apresentações no Ceará e em Pernambuco, eles têm difundido a música brasileira através do som das flautas transversais.

O Coral do IFCE tem uma longa experiência na elaboração de arranjos vocais de composições brasileiras. Fundando em 1956, o grupo conta atualmente com mais de 40 coralistas e a coordenação instrumental do professor Carlinhos Crisóstomo. Eles já participaram de encontros de corais em várias cidades brasileiras e estiveram no Festival Internacional Eurochestries, em 2011, na França. O Coral do IFCE também tem direção geral e regência do professor Marcelo Leite.

Flautista, compositor e arranjador, Marcelo Leite começou a estudar música na Banda do Piamarta em 1993. Cursou bacharelado em música na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e concluiu o mestrado em Educação Musical na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fez apresentações na Itália, na Alemanha e em diversas cidades brasileiras. Como professor, deu aula em um festival de música em Marselha, na França, e lançou um livro sobre sons transversais na Universidade de Aveiro, em Portugal. Tem dois CDs gravados. 

Clássicos na Lagoa

O Clássicos na Lagoa está no seu quarto ano de realização. É um projeto realizado pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), uma instituição formada por médicos, que tem dentre seus objetivos trazer para o Ceará um hospital de alta qualidade em áreas como cardiologia. O hospital, que está em fase de construção no Porangabussu, irá oferecer serviço especializado e contribuir com a formação dos profissionais do Estado, além de desenvolver pesquisa de ponta na área da saúde. O instituto mantém ainda uma escola de violinos para estudantes de instituições públicas da região. O ICM acredita que a cultura promove cidadania e, consequentemente, contribui com a melhoria dos indicadores de saúde da população. O projeto Clássicos na Lagoa tem o apoio da Enel.

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.