Começa nesta terça-feira, 05, na CAIXA Cultural Fortaleza o Festival Breves Cenas de Teatro, que segue até quinta-feira, 07, sempre com início às 20 horas. O acesso é gratuito. Referência no Amazonas desde a estreia em 2009, pela primeira vez o festival é realizado em outros estados do país, com temporadas no Distrito Federal, Ceará e Rio de Janeiro.
Doze companhias de artes cênicas participam do festival em Fortaleza, sendo quatro espetáculos por dia, com duração de até 15 minutos cada. A palhaçaria é destaque na noite de abertura, sendo este o gênero de três das quatro cenas que serão apresentadas: “Mundo de Sofia”, de Ana Oliveira, do Amazonas, que abre a programação, “Dolores”, de Érica Rodrigues, e “Madame Froda em: Música Clássica”, de Ana Luiza Bellacosta, ambas de Brasília. Também da capital federal, o Coletivo Instrumento de Ver une música, dança e circo no espetáculo “Teoria de Tudo”.
O Breves Cenas de Teatro é um festival competitivo, de abrangência nacional, criado com o objetivo de valorizar e difundir o panorama das produções teatrais no Brasil, com temáticas contemporâneas, instigando o processo criativo no molde de cenas de curta duração. Em Fortaleza, ao final de cada noite, o público vota na melhor cena entre as quatro exibidas. Na quinta-feira, data do encerramento, os melhores do evento recebem o troféu Américo Álvares.
As cenas de terça-feira (05)
“Mundo de Sofia” – Ana Oliveira (AM). Gênero: Palhaçaria.
Elenco e produção: Ana Oliveira. Criação: Ana Oliveira. Orientação: Ricardo Puccetti.
Sinopse: Sofia é uma faxineira palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado e que a coloca, muitas vezes, numa situação de invisibilidade. Acompanhamos a jornada de trabalho e devaneios dessa figura em um mundo permeado pelo que é cotidiano a essa classe. Um olhar leve e divertido sobre um universo muitas vezes ignorado.
“Teoria de Tudo” – Julia Henning (DF). Gênero: Teatro Circo Dança
Intérprete criadora e textos: Julia Henning. Cantora: Gabi Corrêa. Composição da Trilha sonora: Julia Ferrari. Direção de pesquisa: Marcelo Lujan. Direção do número e dramaturgia: Maíra Moraes. Pesquisa de Cena: Beatrice Martins, Daniel Lacourt, Julia Hennig e Vinícius Martins (Instrumento de Ver).
Sinopse: Como se comunicar a partir do corpo? Criamos um laboratório onde teorias inventadas sobre questões que nos movimentam são colocadas como experiências no corpo das artistas. Transitando entre o circo e a dança, Julia Henning traz para o Cenas a curiosidade e a vontade de entender tudo ao mesmo tempo, usando as coisas que estão ao seu redor. A criação evoca as relações entre todas essas coisas para evidenciar a fragilidade e o risco das relações.
“Dolores” – Érica Rodrigues (DF). Gênero: Palhaçaria / Performance
Atriz/Palhaça: Érica Rodrigues. Supervisão cênica: Casa 407 Coletivo de Palhaças. Direção e dramaturgia: Érica Rodrigues. Figurino: Mariana Alves Rodrigues.
Sinopse: Dolores Paz entra em cena poderosa e cheia de si e inicia um strip-tease completamente desajeitado. Sensual e estranha, Dolores instiga a plateia a gritar elogios perante sua imagem, trazendo à tona o questionamento: é elogio ou é assédio?
“Madame Froda em: Música Clássica” – Ana Luiza Bellacosta (DF). Gênero: Palhaçaria
Criação, concepção, direção e atuação: Ana Luiza Bellacosta. Técnico: Rodrigo Lélis.
Sinopse: Um ator narra seu próprio cotidiano. Mas a que tempo pertencem essas memórias? Um presente vivo, um passado distante ou uma projeção de algo que nunca existiu? A vaidade põe em contraponto essência e aparência.
PROGRAMAÇÃO
DIA 05
Mundo de Sofia – Ana Oliveira (AM)
Teoria de Tudo – Coletivo Instrumento de Ver (DF)
Dolores – Érica Rodrigues (DF)
Madame Froda em: Música Clássica – Ana Luiza Bellacosta (DF)
DIA 06
O Cavalo – José Lírio Costa (PE)
O Corpo Dela – Grupo Por Nós (RJ)
Escapulário – Plataforma Beijo (MG)
Super Disponíveis – Carolina Ferman e Lulu Carvalho (RJ)
DIA 07
Pedaços de Lola – Projeto Telúricas (MG)
Não Pode Beijar Aqui – Grupo Circo di SóLadies (SP)
Macacos – Cia Do Sal (SP)
Fumaça! – Daniel Satin (COL)
SERVIÇO
[TEATRO] Festival Breves Cenas de Teatro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 05 a 07 de novembro de 2019
Horários: 20h
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: Gratuitos
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.
Serviço de manobrista gratuito no local.
Paraciclo disponível no pátio interno.
No dia 07/11 serviço de audiodescrição
Informações gerais (85) 3453-2770