Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

C. Rolim Engenharia inicia terceira etapa do projeto de plantio de 40.000 mudas em áreas do Cocó

Compartilhe Essa notícia

Na última quarta-feira, 12/02, a C. Rolim Engenharia iniciou a terceira etapa da ação de plantio de 40.000 árvores nativas do Parque do Cocó iniciada em 2017. Comprometida a contribuir com o reflorestamento às margens do rio Cocó e em áreas específicas que sofram com desmatamento, a construtora já plantou mais de 24.000 mudas e até o fim do primeiro semestre de 2020 devem ser plantadas mais 8.000 mudas, dessa vez no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

Essa ação é uma parceria da C. Rolim Engenharia com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), e integra o Programa Compromisso Verde, por meio do qual a construtora realiza ações que reforçam o compromisso ambiental assumido pela empresa. Entre as mudas plantadas estão espécies de ypê roxo e amarelo, oiti, mulungu, juazeiro, cedro, angico preto, timbaúba, jucá, mororó, sabiá, pau-pombo, cumaru, mutamba e chichá nordestino. Uma parte das mudas foi doada pela Unilab, também parceira do projeto, e outra cultivada pela própria construtora, que mantém uma estufa para essas produções, onde também é produzido o adubo orgânico utilizado nas plantações.

O Condomínio Espiritual Uirapuru recebe então as mudas da terceira etapa da ação por fazer parte de uma das seis sub-bacias que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Cocó, que nasce na Serra da Aratanha e deságua no Oceano Atlântico, entre as praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba, em Fortaleza. O rio tem comprimento total aproximado de 50km ao longo dos municípios de Pacatuba, Maracanaú, Itaitinga e Fortaleza. A Bacia Hidrográfica do Rio Cocó é considerada a mais importante da capital, representando 63,5% da distribuição total do município com uma área de 216 km².

Além do projeto realizado em comemoração aos 40 anos, através do Compromisso Verde a construtora planta uma árvore a cada metro quadrado de terreno adquirido para seus empreendimentos, a fim de reduzir os impactos das obras no meio ambiente. A C. Rolim Engenharia participa ainda do programa de adoção de espaços verdes da Prefeitura de Fortaleza, através do qual já adotou e revitalizou quatro espaços, transformando-os e possibilitando a convivência nas áreas públicas da cidade. São eles:  Praça Portugal, Bosque do Bem, Lagoa do Papicu e Praça Engenheiro Pedro Felipe Borges.

“Cumprindo com o nosso compromisso, iniciamos a terceira fase do nosso bom propósito de plantar 40.000 árvores na Bacia do Parque do Cocó. Sempre sob orientação dos técnicos da Sema e assessorados por professores da Unilab, estamos fazendo esse trabalho de maneira 100% sustentável, dando a nossa contribuição para o desenvolvimento de uma Fortaleza mais verde e saudável”, reforça Pio Rodrigues Neto, presidente da C. Rolim Engenharia.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.