Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Em Florianópolis, empresários cearenses participam de imersão sobre empreendedorismo e inovação

Compartilhe Essa notícia

Extensão do 10X Ceará, a experiência é uma iniciativa da IXL Center e busca conectar pessoas, organizações e hubs inovadores do mundo

Empresários cearenses participaram, em Florianópolis/SC, de uma imersão sobre empreendedorismo e inovação, a EPIC Floripa Innovation Experience, que faz parte do Programa 10X Ceará, focado em conectar pessoas, organizações e hubs inovadores do mundo. A iniciativa foi concebida pela consultoria global IXL Center, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Trainer DG, e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e do Banco do Nordeste.

O objetivo desta imersão foi ampliar a visão e preparar as empresas cearenses para o lançamento oficial do Programa, em setembro deste ano. Na ocasião, os gestores de diversas empresas do Ceará participaram de visitas de benchmarking a organizações de referência nacional, para inspiração e geração de novas ideias; networking com experts e líderes do mercado para a iniciação de relações e colaborações estratégicas; além de discussões de estudo de casos e painéis para troca de experiências e aprendizagem com participantes anteriores do Programa 10X.

A programação do evento também abordou temas, como: Ecossistemas de Inovação e Cidades Inteligentes, Startups e Corporate Venture, Conectividade, BIG Data e Marketing de Inteligência, Estratégia e Times de Alta Performance. Aconteceram, ainda, visitas de campo à empresas como Acate, Linklab, RD Soluções Digitais, Neoway, Tekoa, Teltec, Brognoli Negócios Imobiliários, Dot Digital Group, Nano Vetores Group e outras organizações.

Manuel Mendes, diretor da IXL Center para o Brasil, conta que a imersão foi uma oportunidade dos participantes do 10X Ceará conhecerem de perto casos de sucesso e visualizarem de forma tangível as chances de crescimento para as suas empresas. “Identificamos que seria importante os participantes verem a realidade de ecossistemas mais desenvolvidos, como forma de abrir a cabeça e ver o tamanho da oportunidade de melhoria a sua frente. O mais importante é que eles e elas voltaram certos de que a transformação só depende deles e não precisam esperar por ninguém ou por nada”.

Para Cinthya Assis, diretora da Usibras, o evento superou as suas expectativas pois ela pode ver de perto como as empresas utilizam a inovação no seu dia a dia. “O evento foi muito organizado, conhecemos empresas muito inovadoras. O que mais me chamou atenção foi ver que é necessário ter um ecossistema para fazer as coisas darem certo. Além disso, pude perceber que as empresas utilizam a inovação no seu dia a dia, auxiliadas pelo método da IXL, e como isso é positivo”

O programa
Empresas, instituições representativas e entidades governamentais participam da iniciativa da IXL Center no Ceará, em parceria com a Boston Innovation Gateway com o apoio do Global Innovation Management Institute e da Trainer DG, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Banco do Nordeste e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

O 10X Ceará será lançado em setembro, com workshops, mentorias e plano de aceleração de pequenas e médias empresas em nível global. Ao término do programa, será realizada uma feira de inovação com as companhias participantes.

A IXL foi fundada em 2007 por Hitendra Patel e Ronald Jonash, sendo atualmente reconhecida pela Forbes dentre as 20 melhores firmas americanas para Inovação, Crescimento e Modelagem de Negócios.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.