Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2015), mais de 800 mil pessoas morrem em decorrência do suicídio, anualmente. Estatisticamente falando, isso equivale a uma morte a cada 45 segundos. Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que, em média, 11 mil suicídios são registrados no Brasil, anualmente. É a terceira maior causa de morte entre homens de 15 a 29 anos, e a oitava entre mulheres da mesma faixa etária.
Como a hipnoterapia pode ajudar com o comportamento suicida? É importante lembrar que o suicida, na maioria das vezes, não quer verdadeiramente morrer. O que ele procura é uma solução imediata para aliviar seu sofrimento emocional. É aí que entra a hipnoterapia. A hipnoterapia é um tipo de terapia e pode ser utilizada em conjunto com outras abordagens, como a TCC ou Gestalt, por exemplo.
O objetivo da hipnoterapia é ajudar o cliente a reconhecer suas potencialidades e a desenvolver uma atitude mental positiva diante das adversidades da vida. Esse novo mindset vai ajudá-lo a manejar melhor os seus conflitos e encontrar soluções. O comportamento suicida, na maioria dos casos, é apenas um sintoma de transtornos mentais como depressão. “Nessa situação, o que realmente precisa ser tratado não é o comportamento suicida, mas os conflitos emocionais do cliente”, afirma Rogério Castilho, psicólogo e hipnólogo.
No caso da depressão, é possível usar induções hipnóticas de: limpeza, relaxamento, lugar seguro, regressão, perdão, projeção do futuro e ressignificação de todo conteúdo emergido do inconsciente. É importante lembrar que o tratamento de pessoas com ideação suicida ou que já tentaram se matar deve ser realizado em conjunto com o tratamento psiquiátrico e o apoio dos amigos e familiares.
[Saiba mais sobre Rogério Castilho]
O Profº Rogério Castilho é Psicólogo formado pela Universidade Paulista – UNIP, com Pós-Graduação em Neurociência e Psicologia & Marketing pela FMU, MBA em Recursos Humanos, Especialista em Hipnose Clínica (PUC-SP) e em Neuropsicologia; Professor de Pós-Graduação em Hipnose, Practitioner, Master e Trainer em PNL, tendo sido treinado pessoalmente por Richard Bandler. É um dos poucos brasileiros autorizados a ensinar PNL com a certificação emitida e
assinada pelo co-criador da Programação Neurolinguística, Richard Bandler. Possui mais de 60 certificações nacionais e internacionais em Hipnose Clínica e em PNL. É treinador de Alto Desempenho e instrutor internacional de Hipnose, com mais de 10.000 alunos. (Brasil – Japão – Portugal – Alemanha – Colômbia – Suíça).