O escultor cearense Assis Filho, expondo em seis ambientes da Casacor Ceará 2019, doou obra inédita na mostra para leilão beneficente do evento em prol da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. A peça realista “Renascimento” fala sobre o nascer feito de uma escolha consciente, algo envolvendo mais medo e mais vontade do que o parto primeiro.
Com curadoria de Nadia Bismark, o leilão reúne outros nomes da arte local e acontece no imóvel do Grupo J.Macêdo que recebe a mostra este ano. Em funcionamento desde 1861, a Santa Casa de Fortaleza é a principal entidade filantrópica da capital e realizou quase 300 mil consultas e exames só no ano passado. Toda a renda arrecadada será doada ao hospital. A jornalista e embaixadora da Santa Casa, Roberta Fontelles Philomeno, organiza o evento que acontece no dia 09 de outubro apenas para convidados.
Sobre Assis Filho
Assis Filho é escultor cearense especialista em peças do tipo Figurativa Realista. Com grande parte do aprendizado autodidata, o artista começou os estudos ainda criança, quando passou a dominar outras técnicas de escultura, e há oito anos dedica-se ao realismo. No carnaval deste ano teve uma obra sua em que retrata São Sebastião reproduzida no carro abre-alas da escola União da Ilha em enredo que versava sobre o Ceará.
Em 2010 foi selecionado para o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, festival de humor gráfico mais importante do Brasil que acontece há 45 anos. Finalista na seleção de bolsistas de 2013 para The Florence Academy of Art, na Itália, disputando a vaga com participantes do mundo inteiro. Desde 2017 é voluntário no projeto Nuface, idealizado pela Universidade Federal do Ceará, auxiliando na produção de próteses faciais para pacientes com câncer e vítimas de traumatismo. Mantém um curso de escultura onde ensina a arte de esculpir com uma metodologia desenvolvida por ele que parte das formas geométricas básicas e do estudo de anatomia.