Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Especialista alerta sobre a importância de observar os alimentos antes de consumi-los

Compartilhe Essa notícia

Limpar bem os alimentos antes de consumi-los, ficar atento quanto à validade dos produtos industrializados, bem como aos ingredientes nos rótulos são procedimentos de fundamental importância para ajudar a evitar a contaminação, a intoxicação e até a morte. Em Belo Horizonte (MG), quatro pessoas morreram e 14 pessoas estão internadas em estado grave com sintomas de síndrome nefroneural. Os casos surgiram, possivelmente, após a ingestão de dietilenoglicol depois que essas pessoas ingeriram substâncias contidas em cervejas de uma empresa da região. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), essa substância tóxica foi encontrada nas cervejas, nos tanques e na água para produção das bebidas da empresa. Para prevenir intoxicações, seja em bebidas ou alimentos, é fundamental analisar o rótulo dos produtos.

O nutricionista do Hapvida, Rafael Vasconcelos, alerta sobre a importância de verificar a conservação, validade e rótulo dos alimentos. “É importante reconhecer o uso de muitos aditivos e conservantes. Além disso, é preciso estar atento a duas datas de validade, a do produto conservado (fechado) em temperatura ideal e à data de validade após aberto”. Ele explica que o consumidor tem que saber identificar e, principalmente, respeitar o prazo de validade. “Conforme o tipo de alimento, as validades variam. Boa parte dos casos de intoxicação alimentar ocorrem com as saladas, em que as pessoas não sabem higienizar devidamente os vegetais”, adverte.

De acordo com o profissional, a intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos estragados ou contaminados por fungos, bactérias ou outros microrganismos que invadem o organismo e provocam um desequilíbrio. “Essa contaminação, muitas vezes, pode ser vista a olho nu, mas em outros casos não. Por isso, a importância de higienizar bem os alimentos antes do consumo”, ressalta.

Os sintomas de intoxicação alimentar podem incluir vômito, náuseas, dor de cabeça e diarreia e podem durar até dez dias. Além disso, a intoxicação alimentar pode causar cansaço extremo, fraqueza e desidratação, sendo, por isso, muito importante manter uma alimentação leve e sem gorduras e consumir muita água ou soro caseiro durante o dia, para evitar a desidratação. “A qualquer sinal de intoxicação, é importante procurar um médico”, completa.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior e único sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 29 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais 14 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 40 hospitais, 160 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 126 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.