Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Exposição Linhas da Cidade segue até 03 de novembro na Casa do Barão de Camocim

Compartilhe Essa notícia

Como parte da programação do Borda – Festival Arte, Bordado e Experimentação a exposição reúne trabalhos de artistas do Nordeste e Sudeste.

 

A partir do entendimento do espaço urbano como uma trama onde se costuram experiências poéticas e políticas, a Exposição Linhas da Cidade reúne obras de 15 artistas visuais e têxteis do nordeste e sudeste, na Casa do Barão de Camocim. A mostra faz parte da primeira edição do Borda – Festival de Arte, Bordado e Experimentação que  trouxe, no início do mês de outubro, uma programação extensa com oficinas, falas de artista e ações de intervenção urbana.

 

Com o tema norteador que dá título à mostra, o Festival visa promover o contato com formas sensíveis de experimentar a cidade que vivemos a partir do bordado e de outras materialidades têxteis como linguagem artística.

Com curadoria de Wilma Farias e Laura Moreira, idealizadoras do Festival, Linhas da Cidade trata-se de uma mostra coletiva que reúne artistas em diferentes níveis de percurso e olhares diversos para a cidade utilizando uma das principais materialidades que envolve o  bordado: a linha.

 

Em diferentes formas de experimentar a linha, é possível encontrar na Exposição fotografias, folhas de árvores, telas, mantos, vestuário e instalação. Dentre as obras, destaca-se a instalação Moiras da artista paulista Edith Derdyk.

 

Na instalação interativa e colaborativa, Moiras, a artista visual convida os visitantes a construírem caminhos com a linha sem repetí-los. A proposta de Edith Derdyk é tecer uma trama urbana, em seu sentido poético e filosófico.

 

Os artistas que compõem a exposição são: Alexandre Heberte, Jamille Queiroz, Junior Pimenta, Edith Derdyk, Andrea Dalolio, Beatriz Rabelo, Coletivo Linhas, Clébson Oscar, João Miguel Lima, Larissa Batalha, Mateus Sérvio, Oco Estúdio, Plantomorpho, Tiago Rosa, Virginia B e Virginia Fukuda.

 

O projeto é uma produção do Coletivo Avesso e tem o apoio cultural do VII Edital das Artes da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

 

COLETIVO AVESSO

Em Fortaleza, o Coletivo Avesso percebe o bordado como um gesto artístico, político e poético. É composto pelas artistas-bordadeiras Laura Moreira e Wilma Farias que costuram caminhos e possibilidades diversas para o bordado, especialmente em diálogo com a cidade. As ações do Coletivo se configuram como ocupações e intervenções no espaço público, intencionando o estar junto para produzir conversas.

SERVIÇO

Exposição Linhas da Cidade

Quando: até 03 de novembro (visitação terça a domingo 9h às 12h – 13h às 17h)

Onde: Casa do Barão de Camocim ( R. General Sampaio, 1632 – Centro)

Mais informações: @festivalborda

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.