Para receber a certificação, o Hospital cumpre os critérios estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação
O Hospital São Camilo Fortaleza acabou de conquistar o Selo Nível 3 – Acreditado com Excelência. Válido por três anos, o selo é um reconhecimento de todas as práticas voltadas para atingir um nível de excelência nos serviços prestados, atrelado à otimização de recursos.
“Mais do que um selo, é a garantia da busca constante de melhoria na assistência prestada, visando segurança e qualidade nos processos assistenciais”, avalia Silvia Mendonça, Diretora Assistencial do Hospital.
Para que a unidade receba esse certificado, ela precisa atender a três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
O hospital implantou ações para garantir qualidade e segurança no atendimento aos pacientes, bem como para a gestão integrada e maturidade institucional. Padrões foram estabelecidos junto com protocolos, prevenção de infecções, programa de cirurgia e parto seguros, e outros protocolos assistenciais. De acordo com a diretora, estes padrões visam não somente a qualidade do cuidado prestado, mas a interface com o setor de custos, otimizando a eficiência operacional e a sustentabilidade da instituição. “Também é importante ressaltar a interação entre os diversos setores do hospital, garantindo a segurança na transição em cada etapa da linha de cuidado”, diz.
“Ao entrar em um hospital que conta com este selo, os usuários percebem a qualidade do serviço prestado, com redução de burocracia e otimização dos tempos dos profissionais de saúde, o que permite que eles possam ser mais produtivos e prestar um melhor atendimento. Além disso, um ambiente propício para a eficiência minimiza o potencial de ocorrência de eventos adversos, não expondo o paciente a riscos assistenciais, reduzindo tempo de internação hospitalar, e assim garantindo a segurança na assistência prestada”, diz Silvia.
A busca pela desenvolvimento das equipes e melhoria na qualidade, assistência e processos da instituição é contínua. De acordo com Aldenis Machado, Diretor Administrativo do Hospital São Camilo Fortaleza, o próximo desafio será buscar uma certificação internacional, o que pode contribuir ainda mais com a melhoria da segurança na assistência.