Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instituto Nordeste Cidadania comemora semana de premiações

Compartilhe Essa notícia

Essa semana foi de muitas premiações para o Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Na última segunda-feira (18), a organização foi eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. No dia seguinte, a diretoria do Inec esteve na solenidade que elegeu “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT)”, premiação organizada pela revista VOCÊ S/A. E, para finalizar as homenagens, na tarde de ontem (20), o Inec foi agraciado com o Prêmio Melhores Empresas Para se Trabalhar no Ceará em 2019 pelo Instituto Great Place to Work (GPTW).

 

A seleção anual Melhores ONGs do Brasil, organizada pelo Instituto Doar, pela agência O Mundo Que Queremos e pela Rede Filantropia, reconhece as 100 ONGs que mais se destacam pela transparência e pela gestão de suas organizações. O Inec figura na lista desde que o prêmio foi criado há dois anos. Concorreram ao prêmio 757 entidades com atuação nos setores de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Esporte, Criança e Adolescente e Desenvolvimento Local. A cerimônia de premiação, que contou com a presença do Diretor Financeiro e de Controle, Roque Martins, e da Diretora Administrativa Socioambiental, Helda Kelly Pereira, foi realizada no Teatro Joseph Safra, em São Paulo (SP). “Esse prêmio referencia o trabalho que nós realizamos. Um trabalho que, por meio dos programas socioambientais, nos coloca entre as melhores do país. Isso é uma forma de mostrar que estamos no caminho certo”, afirmou Helda.

Também em São Paulo o Inec esteve presente na cerimônia que divulgou As 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT)”, segundo a revista VOCÊ S/A. O Instituto alcançou a 6ª colocação na categoria Serviços Diversos com uma nota de 75,3 no índice de Felicidade no Trabalho (IFT). No total, se inscreveram 500 empresas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas nas 21 categorias da premiação. Os diretores Roque Martins e Helda Kelly Pereira também estiveram lá para receber o prêmio. “Esse é um prêmio importante porque mostra que estamos no caminho certo. A gente sabe que gerir pessoas hoje é uma responsabilidade. Esse prêmio é extensivo a todos os nossos mais de 7.000 empregados. Esse prêmio é nosso!”, celebrou Roque.

Já aqui em Fortaleza, em cerimônia realizada Palatium Buffet, em Fortaleza (CE), o Inec recebeu, pela sétima vez, o Prêmio Melhores Empresas Para se Trabalhar no Ceará, promovido pelo Instituto Great Place to Work (GPTW). Nesta que foi 10ª edição da premiação, o Inec alcançou a 6ª posição na categoria “Grandes Empresas”. No total, 50 organizações foram premiadas entre pequenas, médias e grandes empresas. “Essa semana foi de muitas emoções, muito reconhecimento pelo fruto do trabalho realizado com amor, dedicação e que gera felicidade. Uma organização que transforma vidas fazendo girar essa roda viva da gratidão e retribuição por tudo que fazemos para transformar esse Nordeste!”, comemora o presidente do Inec, Stélio Gama.

Sobre o Prêmio Melhores ONGs

O Prêmio Melhores ONGs foi criado em 2017 para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência. Para eleger este ranking, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação, bem como são analisadas a causa e a estratégia de atuação, a representação e a responsabilidade, para selecionar as 100 melhores entre as mais de 800 mil instituições em atuação no país. Com esse trabalho, o Instituto Doar e a Rede Filantropia estimulam a melhoria contínua da gestão das entidades e criam espaços de visibilidade para ONGs encontrarem mais doadores. Para o processo seletivo, o Instituto Doar conta com o apoio técnico do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Consultoria Jr. Pública (CJP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo.

Sobre o GUIA Melhores Empresas VOCÊ S/A

A pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT)” é uma iniciativa da revista VOCÊ S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). A pesquisa nasceu em 1997 com o propósito de valorizar as empresas que cuidam melhor de seus colaboradores. Ao longo dos anos a metodologia foi se aperfeiçoando, tornando-se mais abrangente, crítica e rigorosa e atualmente o Guia VOCÊ S/A — As 150 Melhores Empresas para Trabalhar é considerado a melhor pesquisa de clima organizacional do país. A pesquisa avalia as práticas gerais das companhias em 12 categorias de avaliação de gestão de pessoas. Podem participar da pesquisa empresas privadas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas que tenham, no mínimo, 100 funcionários (CLT) e operem no mercado brasileiro e/ou internacional há pelo menos três anos.

Sobre o prêmio GPTW Ceará

A premiação que define as melhores empresas para trabalhar no Ceará é organizada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) e pelo Grupo O Povo. O evento está na 10ª edição e contempla as 50 melhores empresas cearenses de diversos setores que se destacaram pelas suas boas práticas de gestão de pessoas. O GPTW Ceará premia empresas em três categorias: pequena (de 30 a 99 colaboradores), média (entre 100 e 999) e grande (a partir de mil colaboradores). Para estar entre os finalistas, as empresas, além de serem certificadas pelo Instituto GPTW, precisam obter confiança de pelo menos 70% em pesquisa com colaboradores.

Sobre o Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec tem como missão promover a cidadania por meio de programas socioambientais e de microfinanças com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.