Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Lesões por esforços repetitivos são consideradas uma das causas mais comuns de afastamento no trabalho; saiba como evitar

Compartilhe Essa notícia

Considera uma das causas mais comuns de afastamento do trabalho, segundo o INSS, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ocorrem especialmente em pessoas que realizam a mesma atividade em excesso como digitação, crochê, tocar piano ou dirigir. As LER está inserida dentro da gama de distúrbios musculoesqueléticos conhecidos como transtornos traumáticos cumulativos, que acometem trabalhadores dos mais diversos grupos ocupacionais.

Mas engana-se quem pensa que a LER só acontece por conta de problemas no trabalho, a fisioterapeuta do Hospital Haroldo Juaçaba, Lia Carvalho, reforça que outros itens podem acarretar no aparecimento desses problemas, como má postura, estresse e condições desfavoráveis de trabalho. “Não há uma causa especifica para esse problema surgir, temos que avaliar também as condições afetivas e sensoriais do ambiente de trabalho para entender no que se deu a LER”, disse.

O grande problema, de acordo com a fisioterapeuta do Hospital Haroldo Juaçaba, é que normalmente as pessoas só buscam ajuda quando a lesão já está instalada de forma crônica o que dificulta o processo de tratamento. “As doenças enquadráveis em LER/DORT podem ser controladas se diagnosticadas no início e tratadas adequadamente, ou até mesmo podem ser evitadas se seguirmos algumas dicas básicas: mantenha sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho, faça alongamentos periodicamente, faça pausas durante o trabalho, respeite seu limite biomecânico e busque um estilo de vida adequado”, reforça Lia Carvalho.

Sobre o ICC

Atuando há 75 anos na oferta de soluções em saúde, o ICC se destaca como grupo que enxerga o cliente dentro de uma visão integral: seja ele paciente do Hospital Haroldo Juaçaba, aluno da Faculdade Rodolfo Teófilo, beneficiário da LIV Saúde ou Startup imersa no ICC BioLabs. Dentro de um ecossistema de inovação contínua, o ICC é reconhecido como um dos maiores complexos de saúde do Brasil.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.