Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Maestro Cláudio Cohen e o violista Gabriel Marin apresentam o espetáculo “O Concertante” no Teatro Tapera das Artes em Aquiraz

Compartilhe Essa notícia

Os músicos fazem parte da programação do Encontro Mestre & Aprendiz Almas Gêmeas, no sábado (31), e apresentam obras solistas e sinfônicas com entrada gratuita

A música revelada por meio do intérprete e o condutor. Um diálogo com o eterno e o presente. Uma experiência única através de tons solistas e sinfônicos. Esses são alguns dos momentos que o público irá vivenciar durante a programação da 4ª temporada do projeto Encontro Mestre & Aprendiz Almas Gêmeas da Tapera das Artes, que tem como objetivo expandir cada vez mais os horizontes da arte, abrindo caminhos para a troca e para o compartilhamento do saber musical, incentivando o processo de educação infanto-juvenil.

A dupla brasileira, formada pelo maestro Cláudio Cohen e pelo violista e professor Gabriel Marin, vem a capital cearense para uma apresentação no próximo sábado (31), às 17h, no Teatro Tapera das Artes, localizado em Aquiraz, região metropolitana da Fortaleza, trazendo o espetáculo “O Concertante”. A programação é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário e Ministério da Cidadania, tendo como co-realizadores a Enartes – Música Meta Educação & Marketing Cultural e a Tapera das Artes e recebe patrocínio da Usibras, Grupo Fan, M Dias Branco, Cagece, Freseniuns, Eletra Energy, Ortobom, Acal, Banco do Nordeste, Casa Pio, Dakota, Avine, e Agradecimento Especial Enel.

projeto Encontro Mestre & Aprendiz, que tem a direção artística pedagógica do Maestro Ênio Antunes, acontece no Teatro Escola da Tapera das Artes e traz este ano o tema “Almas Gêmeas”. O projeto abre um diálogo entre mestres e aprendizes de diversas instituições do Estado do Ceará, a partir da cidade de Aquiraz, através de concertos e uma série de encontros artísticos pedagógicos, envolvendo um público expressivo de crianças, adolescentes e jovens, fazendo a conexão entre músicas clássicas e o regionalismo musical expressado na cultura cearense. “Almas Gêmeas é o encontro de muitos; puros de alma e coração; arte e humanidade; patriotas e servidores da máxima do sentir; da sustentável leveza do ser que pode transcender sua própria essência na busca incansável de transformação, agregando pessoas para emocioná-las”, descreve o maestro Ênio Antunes, diretor artístico do projeto.

Sobre Cláudio Cohen

Natural de Belém do Pará e figura conhecida no cenário musical do país e no exterior, seja na condição de maestro, solista ou camerista, Cláudio Cohen, que também é formado em Direito, se mudou ainda muito pequeno para Brasília, onde começou a estudar música aos 4 quatro anos de idade. Sua mudança para a capital federal foi muito importante para sua formação como músico, devido à forte diversidade cultural da cidade.

Em sua carreira como músico, Cláudio já integrou o premiado Quarteto de Brasília, apresentou-se nos maiores teatros do mundo e, atualmente, é o Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), da qual é músico fundador.

Durante sua trajetória o músico também conquistou o Prêmio Sharp, na categoria de melhor disco Clássico do ano de 1993, sendo também ganhador do Prêmio OK de Cultura e em 2004, vencedor na categoria destaque música de câmara do IX Premio Carlos Gomes com o Quarteto de Brasília; Prêmio Brasil de Excelência ALMUB 2006 e Prêmio Accorde Brasil 2008.

Sobre Gabriel Marin

Nascido em Paracicaba, o solista e violista Gabriel Marin possui em seu currículo uma extensa experiência no universo da música orquestral e de câmara, tendo representando o Brasil na Orquestra Juvenil do Mercosul e Orquestra Jovem das Américas, atuando em concertos nas principais salas de treze países das Américas. O músico coleciona vários destaques pela sua atuação, como é o caso do Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Gabriel foi violista da Orquestra Sinfônica de Odense, na Dinamarca, realizando concertos na Alemanha, participando também do famoso Festival de Verbier na Suíça em 2006. Como solista, atuou com diversas orquestras, destacando-se na Orquestra do Festival de Poços de Caldas, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Sinfônica Brasileira e, atualmente, com o Quarteto Raga, vem realizando diversos concertos no Brasil e na Europa.

Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Almas Gêmeas

Idealizado para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental, o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Almas Gêmeas” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos. A programação artística do Encontro contará ao longo do ano de 2019 com a participação de 16 mestres convidados, sendo 14 atrações nacionais e duas internacionais.

Realizado mensalmente, de maio a dezembro de 2019, o Projeto tem ações que ocupam diferentes espaços, contemplando um público amplo. Atuando, assim, não apenas na formação dos aprendizes, mas também com foco no público geral interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos. Para este ano, grandes nomes nacionais e internacionais estão confirmados:

o    Agosto – Claudio Cohen & Gabriel Marin – maestro e violinista; violista;

o    Outubro – Nonato Luiz & Adelson Viana – música instrumental;

o    Novembro – Roberto Minczuk – maestro brasileiro;

o    Dezembro – João Carlos Martins, Ricardo Bacelar & Lia Veras – maestro brasileiro; compositor e pianista; cantora, intérprete e professora de educação musical.

Associação Tapera das Artes 

A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Instituição Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.

O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência do maestro Ênio Antunes. Outras conquistas merecem destaque: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.

O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que  desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades,  e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com  oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.

Encontro Mestre & Aprendiz – Alma Gêmeas apresenta “O Concertante: a música pelo intérprete e o condutor, revelando obras solista e sinfônicas, em diálogo com o eterno e o presente.”

Residência Artística

Quando: De 27 a 31/08

Local: Centro Cultural da Tapera das Artes

Espetáculo “O Concertante

Quando: 31/08 (sábado), às 17h

Local: Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)

Informações: (85) 3361-2704 / 987548496

ACESSO GRATUITO  

Tapera das Artes

http://www.taperadasartes.org.br/

Facebook: Tapera das Artes

Instagram: @taperadasartes_

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.