Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

McDia Feliz 2019 beneficia instituições em todo Brasil

Compartilhe Essa notícia

A campanha, em sua 31ª edição, arrecadou R$ 24,3 milhões

 

A 31ª edição do McDia Feliz, realizada no dia 24 de agosto deste ano, arrecadou R$ 24,3 milhões e foram beneficiadas instituições em todo o país. Em 2019, as 59 instituições ligadas à oncologia pediátrica receberão recursos que beneficiarão diretamente 86 projetos selecionados pelo Instituto Ronald McDonald. E a Associação Peter Pan, localizada em Fortaleza-CE, é uma dessas instituições que foi contemplada com a campanha 2019.

 

A unidade, com 23 anos, conta hoje com 2.462 crianças e adolescentes beneficiados. Ao todo, 17 projetos serão beneficiados com a arrecadação. São eles: ABC+Saúde, Amigo Peter Pan, Apadrinhamento, Apoio ao Óbito, Arte e Alegria, Brinquedoteca, Cirineu, Cuidando do Cuidador, Espaço do Adolescente, Girassol, Ler Faz Bem, Oficina do Bem, Raio de Sol, Realizando Sonhos, Recepção Amiga, Trabalhando para o Futuro e Visita Amiga.

 

A Presidente da Peter Pan, Olga Lúcia, Freire, explica a importância da Campanha para a causa. “Essa parceria com o Instituto Ronald McDonald tem sido decisiva para a transformação do câncer infantojuvenil no estado do Ceará. Todo Big Mac vendido será transformado em esperança de futuro. O valor arrecadado viabiliza a conclusão do 2º andar do Centro Pediátrico do Câncer, que inclui 2 centros cirúrgicos, um de médio e outro de grande porte, construção de sala de recuperação com 6 leitos e expansão de 3 leitos de  UTIs”, pontua ela.

 

A 31ª edição da mobilização contou com o apoio de milhares de voluntários, além de vários fornecedores do sistema McDonald’s, a comunidade de franqueados e parceiros que foram decisivos para fazer desta arrecadação um grande sucesso. Além de todo esse suporte, o McDia Feliz 2019 contou com a participação de Felipe Andreoli, embaixador nacional da campanha, que abraçou a causa e convocou toda a sociedade a participar da mobilização.

 

“Em mais um ano da campanha, vimos a união de voluntários, parceiros, celebridades, clientes, franqueados e a sociedade em prol da nossa causa. O McDia é construído com amor e com a certeza que cada um precisa fazer a sua parte para ampliar as chances de cura para as nossas crianças e adolescentes com câncer no Brasil. Cada Big Mac conta!”, destaca Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Impacto social ampliado

Desde 2018, o McDia Feliz, que chega a sua 31ª edição, ampliou seu impacto social e passou a beneficiar duas causas de grande importância no Brasil: saúde e educação. Sendo assim, em mais uma edição, além do combate ao câncer infantojuvenil, que hoje é a maior causa de morte de crianças e adolescentes, através das instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, a campanha também destinará recursos para o Instituto Ayrton Senna, organização não governamental que, há mais de 20 anos, trabalha para desenvolver o potencial das novas gerações por meio da educação integral, ampliando suas oportunidades de vida e tornando-as agentes de transformação.

 

Associação Peter Pan

A Associação Peter Pan assiste crianças e adolescentes portadoras de câncer em todo estado do Ceará e regiões do Norte-Nordeste. Em 2019 já são 2.462 crianças e adolescentes em atendimento. A instituição se tornou destaque pelo trabalho que realiza com o Diagnóstico Precoce e ações que viabiliza a humanização no tratamento, desenvolvidas por meio dos 17 programas sociais existentes. Em abril deste ano foram inaugurados mais 14 leitos, totalizando 95 leitos de atendimento, além dos espaços lúdicos já existentes como Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros que assistem os pacientes e seus familiares durante todo o tratamento.

 

 

Sobre o Instituto Ronald McDonald

Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) atua há 20 anos para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.