Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Orquestra Contemporânea Brasileira convida David Valente para concerto no Cineteatro São Luiz

Compartilhe Essa notícia

Imagine assistir a um concerto, cuja orquestra principal traz como convidado um instrumentista que superou desafios e aprendeu a tocar teclado e acordeon com os dedos dos pés. O músico David Valente se une à Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) em uma apresentação a ser realizada no dia 15 de setembro, às 10h30, no Cineteatro São Luiz. Os concertos compõem a Temporada 2019 da residência artística que a orquestra realiza no Cineteatro, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT).

Tendo como conceito a integração entre música erudita e popular, a cada edição a orquestra cria novos arranjos para dialogar com instrumentistas que não compõem tradicionalmente o universo da música erudita. A primeira parte do concerto privilegiará obras da chamada “música clássica”, com destaque para composições do período Barroco escritas para orquestra de cordas. Na segunda parte, o cantor e instrumentista cearense David Valente participa do espetáculo, interpretando músicas de Frank Sinatra, Luis Miguel, Roberto Carlos e Dominguinhos.

Portador de uma deficiência físico-motora congênita (artrogripose), que o impossibilita de usar suas mãos normalmente, David Valente desenvolveu e aprimorou essas habilidades especiais com os pés, que o possibilitam escrever, digitar e tocar os instrumentos.  Com diversos CD´s e DVD´s gravados, ele tem se apresentado no Brasil e exterior, cantando e tocando sucessos da música brasileira e internacional.

Ainda no mês de setembro, no dia 18, a Orquestra Contemporânea Brasileira realizará mais um concerto didático, às 9 horas, no Cineteatro São Luiz. Esses concertos se caracterizam pela interação com o público, a maioria formada por estudantes, que têm a oportunidade de conhecer melhor as características de uma orquestra. O projeto pretende ainda ampliar o acesso à música de concerto como também formar músicos profissionais no Ceará. Nesse sentido, a orquestra tem núcleos de formação musical em Fortaleza, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e Limoeiro do Norte. A estratégia de educação musical tem sido patrocinada pela EDP Brasil (Energia de Portugal) e apoiada pelo Instituto EDP, organização responsável pela gestão dos investimentos socioambientais da Empresa.

A OCB é resultado de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). A direção artística é do maestro Arley França.

Serviço:

Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Cineteatro São Luiz

Data: 15 de setembro Horário: 10h30

Valor: R$ 20,00 inteira/R$ 10,00 meia entrada

Realização: Sinfonia BR e AAMARTE

Apoio cultural: Cineteatro São Luiz, Instituto EDP

Patrocínio: EDP

Contatos: Arley França (Maestro da OCB) 98899.1061 / Giovana de Paula (Assessora de Comunicação) 99982.0608

Fotos: Guilherme Silva

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.