Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Orquestra Contemporânea Brasileira realiza concerto com o trombonista Azeitona

Compartilhe Essa notícia

A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza mais uma grande apresentação no Cineteatro São Luiz, como parte da programação da residência artística realizada em 2019. Os concertos têm atraído o público ao criar um repertório que une composições eruditas e populares. A atração convidada desta edição, que será realizada dia 25 de agosto, às 10h30, é o trombonista paraibano Gilvando Pereira, conhecido como Azeitona.

Na primeira parte do espetáculo, a orquestra tocará músicas de grandes compositores como Corelli e Mozart. Um dos pontos altos será a participação do violinista Nadilson Gama, que irá interpretar o “Concerto para Violino e Lá Menor”, de J.S. Bach. Nadilson é professor de violino e integrou por muitos anos a Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo. No segundo momento, o público poderá apreciar os arranjos de composições de Sivuca, Waldir de Azevedo e maestro Duda, com a participação de Azeitona.

Ainda no mês de agosto, a Orquestra Contemporânea Brasileira dará continuidade aos concertos didáticos, que se caracterizam pela aproximação com um público formado em sua maioria por estudantes. Eles têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma orquestra, o papel do regente e a sonoridade dos instrumentos. O evento será realizado dia 22 de agosto, às 9 horas, também no Cineteatro São Luiz. A cada apresentação, uma escola convidada leva seus alunos para apreciar o evento.

Os concertos didáticos fazem parte de uma estratégia mais ampla no sentido de contribuir com a educação e profissionalização de jovens de vários municípios do Ceará. A Orquestra tem um núcleo de formação musical em Fortaleza e núcleos em Pindoretama e São Gonçalo do Amarante, este com o apoio da patrocinadora Energia de Portugal (EDP). Em setembro, outro núcleo será iniciado em Limoeiro do Norte, através de parceria com a prefeitura municipal.

A OCB se formou em 2016, como fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE). A direção artística é do maestro Arley França, que é doutor em Educação, mestre e licenciado em Música, e responsável pela criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará, além da direção de concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.

Gilvando Pereira (Azeitona) é um dos maiores trombonistas do país, com foco na música popular brasileira. Já se apresentou com bandas e orquestras por todo o Brasil e também nos Estados Unidos, na Europa e América do Sul. Integra os grupos Brazilian Trombone Ensemble, Quarteto de Trombones da Paraíba e Sexteto Potiguar. No campo da educação musical, tem atuado como professor de trombone em festivais por todo o Brasil e no curso Técnico e de Bacharelado em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Serviço:

Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira

Local: Cineteatro São Luiz

Data: 25 de agosto

Horário: 10h30

Valor: R$ 20,00 inteira/R$ 10,00 meia entrada

Realização: Sinfonia BR e AAMARTE

Apoio cultural: Cineteatro São Luiz, Instituto EDP

Patrocínio: EDP

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.