Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Roberto Cláudio autoriza início das obras de requalificação da Av. Desembargador Moreira

Compartilhe Essa notícia

Orçada em R$ 11,2 milhões, as obras na Av. Desembargador Moreira serão divididas em três trechos

O prefeito Roberto Cláudio assinou, na manhã desta quinta-feira (09/01), a ordem de serviço para início das obras de requalificação viária da Avenida Desembargador Moreira, no bairro Meireles. O projeto possibilitará mudança paisagística e no trânsito, interligando dois importantes corredores comerciais, os das avenidas Dom Luís e da Abolição. Além de promover a priorização de pedestre na via.

“Esperamos garantir mais acessibilidade, segurança viária e comodidade aos pedestres. Não tenho dúvida que esta área ficará transformada, prestigiando a atividade comercial e oportunizando a geração de emprego e renda, fazendo ainda com que turistas e moradores possam aproveitar mais de Fortaleza”, declarou Roberto Cláudio

Considerada via de conexão da região hoteleira ao aeroporto, a Av. Desembargador Moreira é tida como a principal porta de entrada da Cidade para os turistas que desejam conhecer ou se hospedar próximo às praias de Iracema e Meireles. Com a execução das obras na região, a via ganhará um amplo e colorido calçadão, priorizando o pedestre e melhorando a utilização dos espaços, já que o mesmo será integrado às novas calçadas da Praça Portugal, na esquina com Av. Dom Luís.

Dividida em etapas, a requalificação corresponde ao trecho entre a Av. Pontes Vieira e Av. Abolição, que receberá serviços de urbanização, pavimentação asfáltica, calçadas com piso intertravado, rampas de acessibilidade,  sinalização, reforma do canteiro central, pavimento em concreto nos pontos de ônibus, iluminação e paisagismo.

Manuela Nogueira, secretária da Infraestrutura, explicou que a expectativa é que todos possam usufruir mais da Capital. “A ideia é que as pessoas possam sair de suas casas a pé, irem à padaria, ao supermercado, ao shopping, que se sintam atraídas para caminhar na Cidade, possibilitando mais segurança, qualidade de vida, acabando com o sedentarismo. Que possibilite que elas venham para rua e abracem a Cidade”, completou.

Titular da Regional II, Ferruccio Feitosa, lembrou que para a promoção das atividades no local, aconteceram diversos momentos de consulta popular, almejando que o projeto contemplasse necessidades plurais. “Dialogamos com os comerciantes, com as pessoas que empreendem na área e moradores, apresentando projetos e colhendo sugestões deles. Além disso, realizamos duas audiências públicas e diversas reuniões mostrando a importância dessa avenida para Fortaleza”, atentou.

Orçada em R$ 11,2 milhões, as obras na Av. Desembargador Moreira terão duração de até 12 meses e serão divididas em três trechos, levando em consideração as áreas específicas da via, como rede hoteleira, comercial e residencial.

Trecho 1 – Entre avenidas Padre Antônio Tomás e Pontes Vieira

A Av. Desembargador Moreira, no trecho entre as avenidas Padre Antônio Tomás e
Pontes Vieira, passará por obras de requalificação viária com a retirada do antigo pavimento e implantação de novo asfalto, além da reconstrução do canteiro central, sinalização, itens de acessibilidade e pavimento em concreto nos pontos de ônibus. A obra visa facilitar o tráfego de pedestres e veículos, além de recuperar toda a malha viária em direção ao aeroporto.

Trecho 2 – Entre avenidas Padre Antônio Tomás e Dom Luís

Neste trecho está prevista a substituição de todo o asfalto da via por piso intertravado (blocos em concreto) o que irá facilitar o escoamento da água, além de melhorar a sensação térmica da via. Não haverá mudanças no tráfego neste trecho, que permanecerá com dois sentidos. A urbanização desta extensão da avenida se conectará ao trecho 3.

Trecho 3 – Entre avenidas Dom Luís e Abolição

Com fluxo intenso de pedestres e ciclistas, a Av. Desembargador Moreira é um convite para aqueles que desejam sair para compras a pé, passeios e lazer. Pensando nessa demanda, a região ganhará pavimento em blocos de concreto, ciclofaixa e um amplo e colorido calçadão no trecho entre a Av. Abolição e Dom Luís. A intervenção foi inspirada nas ruas de Santiago, no Chile, um convite para o pedestre caminhar e ficar. O local ganhará ainda paisagismo, mobiliários urbanos e nova iluminação. A avenida passará a operar em mão única, no sentido sertão/praia, com duas faixas de tráfego. Com a mudança, os veículos poderão acessar as ruas Osvaldo Cruz e Barbosa de Freitas para seguirem no sentido praia/sertão.

Fonte: www.fortaleza.ce.gov.br/noticias

Foto: Marcos Moura

Picture of Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.