A Prefeitura realiza, nesta terça-feira (31/12), das 16h30 às 6h da manhã da quarta-feira (01/01), o Réveillon de Fortaleza 2020. Além de atrações musicais locais e nacionais, o evento contará com 12 minutos de show pirotécnico à meia noite no céu da capital cearense. A festa é considerada o segundo maior Réveillon do Brasil e são esperadas mais de um milhão de pessoas, entre fortalezenses e turistas, sendo o evento o principal atrativo para a abertura da alta estação na Cidade.
Entre as principais atrações, subirão ao palco, por ordem de apresentação: Marcus Café, Chambinho do Acordeon, Jonnas Alves, Ludmila Amaral, Waldonys, Paulo José, Roberta Fiúza, Marcos Lessa (também vencedor do Festival da Música de Fortaleza), Matheus e Kauan, Fagner, Alok, Falcão, Jorge Ben Jor, Nando Reis, Simone e Simaria, Mastruz com Leite, Limão com Mel e Calcinha Preta.
Uma das novidades do Réveillon 2020 é o Palco Fortaleza, instalado no Aterrinho da Praia de Iracema, que contará com atrações de repertório autoral, contemplando a cena independente a partir de olhares sobre a Cidade. Subirão ao Palco Fortaleza: Coletivo de DJs Rebel Women, DJ Priscilla Delgado, grupo Na Quebrada do Côco, banda Ghetto Roots, Luiza Nobel e Getúlio Abelha. A apresentação ficará por conta da Mulher Barbada.
O Réveillon de Fortaleza 2020 conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará e investimento privado para financiamento por meio do patrocínio da Skol Puro Malte.
Plano operacional
A organização do Réveillon de Fortaleza 2020 envolve órgãos municipais e estaduais de segurança, saúde, limpeza, mobilidade e fiscalização, de modo a garantir um evento tranquilo. Ao todo, 12 entidades estiveram envolvidas, durante meses, na montagem do plano operacional. Uma das novidades é o aumento do efetivo para a segurança, devido à ampliação do novo aterro.
A Polícia Civil prestará apoio com efetivo e funcionamento de delegacias plantonistas. A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) estará atuando em diversas áreas. Já a Polícia Militar redimensionou o próprio policiamento, principalmente da cavalaria, e irá atuar com dois drones.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) garantirá os deslocamentos para o Aterro da Praia de Iracema, que devem ser feitos, prioritariamente, utilizando o transporte coletivo. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai atuar em três frentes: coibição de estacionamentos, bloqueio para montagem de barracas e bloqueios gerais.
Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar postos médicos avançados (PMA) organizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Fortaleza e Ceará. Quatro equipamentos estarão de plantão para dar apoio ao evento, entre eles, o Instituto Doutor José Frota (IJF), com equipes preparadas para dar o suporte necessário.