[PÚBLICO A DESTAQUE] AMC implanta sinalização turística no Centro de Fortaleza

Compartilhe Essa notícia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Como parte do conjunto de intervenções de segurança viária planejada para o Centro, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia nesta terça-feira (20/07) a implantação de uma sinalização turística para ciclistas e pedestres contendo a indicação dos atrativos do bairro. A região também ganhará uma nova ciclofaixa na Rua Dr. João Moreira.

A sinalização turística tem o objetivo de estimular o turismo local, priorizando a caminhada e o ciclismo bem como promover um resgate cultural do Centro da cidade.

A superintendente do órgão, Juliana Coelho, explica que a sinalização é composta de placas em coluna distribuídas pelas ruas Alberto Nepomuceno, João Moreira, Senador Pompeu, Pedro Pereira, Floriano Peixoto, Castro e Silva, Rufino de Alencar, Dom Manoel e Historiador Raimundo Girão. “Indicaremos, no tota,l 60 prédios históricos. Posteriormente, também vamos colocar totens com mapas em 14 praças enumerando esses pontos e a localização de cada um”.

Nova ciclofaixa

A partir desta terça-feira (20/07), os usuários de bicicleta serão contemplados com uma infraestutura cicloviária de 0,5 km de extensão que se interligará com as ciclofaixas da Av. Alberto Nepomuceno e Rua Floriano Peixoto, além de atender importantes pontos do Centro como o Forte N. Sra. da Assunção, Passeio Público, Museu da Indústria, Santa Casa de Misericórdia e Centro de Turismo do Ceará.

Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com 49% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.

Com essa implantação, a Capital passa a ter uma rede cicloviária total de 384 km, um aumento de de 464% em relação ao que havia em 2013. No primeiro semestre deste ano, foram implantados 34,8 km em cerca de 30 vias de diferentes bairros da cidade.

De acordo com a legislação de trânsito, estacionar o veículo em ciclofaixas ou ciclovias é infração de natureza grave, cinco pontos na carteira e multa no valor de R$ 195,23. Já transitar nestes locais se configura como infração gravíssima, sete pontos no prontuário e multa de R$ 880,23.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza – Foto: Thiago Gaspar

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.