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[PÚBLICO A DESTAQUE] Aulas remotas de legislação de trânsito já beneficiaram mais de 90 mil alunos

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O conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas teóricas obedecem aos mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais.

Com o retorno das atividades presenciais em todo o Ceará, as aulas remotas de legislação  do curso de formação de condutores na modalidade continuaram a ser preferência entre os alunos. Segundo o presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará (Sindcfc’s), Eliardo Martins, afirma que quase 100% dos alunos que iniciam o processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda preferem as aulas online. “É mais prático e cômodo para a maioria pois não precisa se deslocar até a autoescola durante nove dias, pois ele precisa apenas de internet, de um computador ou celular com câmera. Temos alunos que têm filhos e não têm com quem deixá-los e outros que assistem às aulas no intervalo do trabalho e da faculdade”, destaca Eliardo Martins.

A  implementação das aulas teóricas remotas aconteceu em 2020, durante a pandemia do Novo Coronavírus, através de Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), oferecendo ao futuro condutor uma alternativa cômoda e segura para realizar as aulas teóricas. No Ceará, o ensino remoto promovido pelas autoescolas já contemplou em média 90 mil alunos.

O conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas teóricas obedecem aos mesmos critérios estabelecidos para as aulas presenciais. De acordo com a resolução, a adesão às aulas teóricas remotas pelos alunos não é obrigatória, devendo o aluno demonstrar interesse à autoescola onde está matriculado. “Mesmo não sendo obrigatório, hoje em sala de aula temos apenas uma média de 5% dos alunos matriculados para retirar a primeira habilitação”, explica Eliardo.

O presidente do Sindicato ressalta que o índice de aprovação dos alunos nos exames teóricos aumentou com a nova modalidade, o que consolida ainda mais o sucesso das aulas remotas. “Depois que iniciamos, percebemos esse salto, inclusive com vários alunos tirando nota dez, o que era mais raro de acontecer. Acreditamos que, quando o aluno se desloca, dependendo da distância e do transporte que ele usa, ele já chega cansado para assistir a aula e isso reflete na aprendizagem e, consequentemente, no resultado do teste teórico”.

Em tempo real

Eliardo Martins explica que as aulas remotas acontecem em tempo real, com os alunos e instrutores no mesmo ambiente online. Elas são transmitidas, ao vivo, da própria sala de aula física e os alunos acompanham de onde estiverem por meio  de uma plataforma específica que permite o monitoramento da presença de alunos e instrutores durante o período em que as aulas estejam acontecendo.

Devido a boa aceitação dos alunos, o Sindicato das Autoescolas deseja que a modalidade de ensino remota continue a ser oferecida como opção mesmo com o fim da pandemia. “Aqui no Ceará, estamos trabalhando junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) para dar continuidade. Hoje é a realidade do mundo e não há como negar que é uma modalidade que veio para ficar”, finaliza o presidente.

Foto: freepik

Rodrigo Kawasaki

Rodrigo Kawasaki

Editor-chefe da Público A.